O 3º Concurso Entre Serras da Piedade ao Caraça do Queijo Minas Artesanal premiou na quinta-feira (16) os vencedores da edição 2021.
Durante o evento foram prestigiados os produtores de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Caeté, Catas Altas e Rio Piracicaba.
Presenças
A cerimônia foi realizada na cidade de Santa Bárbara, no Memorial Affonso Penna e contou com a presença de autoridades como o prefeito, Alcemir Moreira; o prefeito de Catas Altas, Saulo Moraes de Castro; a vice-prefeita, professora Dionir Rodrigues; o secretário de meio ambiente e agropecuária, Felipe Guerra; os técnicos da Emater e a consultora técnica do Senac, Vani Pedrosa. A premiação também teve a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Santa Bárbara.
Avaliação do produto e ganhadores do concurso
O destaque da tarde ficou para os produtores de Queijo Minas Artesanal Entre Serras. Os vencedores em 1° lugar, além do troféu, foram prestigiados com o selo campeão, que poderá ser colocado na embalagem do produto. Para definir os melhores queijos, foram avaliados pelos chefes, Flávio Xapuri, Flávio Dornas e Victor Costa, características como:
- Regularidade do formato;
- Coloração;
- Aroma;
- Textura;
- Além do sabor.
Foram selecionados os três melhores queijos nas categorias, Queijo Meia Cura 11 dias e Queijo Curado 22 dias. Veja agora quem foram os campeões:
Meia cura:
3° Lugar – Delmar Nunes de Macedo, Sítio São José, Caeté;
2° Lugar – Jair Magela Nunes, Fazenda Córrego Machado, Caeté;
1° Lugar – Hélio Rodrigues da Fonseca, Fazenda Vargem dos Coqueiros, Caeté.
Curado:
3° Lugar – Sidiley Arcanjo de Melo, Sítio São Manoel, Santa Bárbara;
2° Lugar – Josiene Cristina de Almeida, Sítio Palmeiras, Catas Altas;
1° Lugar – Geovanni Lorenzato, Sítio Casa Branca da Serra, Santa Bárbara.
Além do queijo, outra mercadoria típica da região que também foi lembrada durante a premiação, foi o vinho artesanal de jabuticaba Pé de Serra, ingrediente que complementa o paladar do Queijo Minas Artesanal. O vinho é produzido em Catas Altas, por Rogério Rodrigues Alves e Sidneia Fátima da Silva Rodrigues Alves.
A importância do Queijo Minas Artesanal Entre Serras
A solenidade teve encerramento com as falas de personalidades lembraram da importância do Queijo Minas Artesanal Entre Serras para a cultura e economia da região.
“Esse prêmio é mais um passo para o reconhecimento da nossa região como área produtora de queijo. Somos a região do vinho de minas, tanto o queijo quanto o vinho nos representam de uma forma única”, Vani Pedrosa.
Muito mais do que técnicas para produção de um queijo único, o Queijo Minas Artesanal Entre Serras é um meio de sustento das famílias da região “Vi uma mãe vendo o filho estudar em Viçosa com o dinheiro do queijo”, Edson Custódio da Silva, técnico da Emater.
São inegáveis os benefícios que o desenvolvimento deste produto pode proporcionar para a gastronomia mineira e da região do Entre Serras “Nossa missão é tornar a nossa região conhecida pela produção de queijo e nossas cidades caminham juntos para fortalecer essa política”, disse o prefeito Alcemir Moreira.
Mensagens dos vencedores:
“É importante acreditar e continuar trabalhando e acima de tudo, amar o que faz, cada produção de queijo é única”, Josiene de Almeida, 2° lugar Queijo Curado.
“É difícil, mas, é importante ter fé e esperança, aos poucos as coisas acontecem”, Jair Magela e Valquíria Rosa, 2º lugar na categoria Queijo Meia Cura.
O Concurso Entre Serras de Queijo Minas Artesanal é realizado anualmente pela Prefeitura de Santa Bárbara e tem o apoio da Emater, do Senac e das Prefeituras de Barão de Cocais, Caeté, Rio Piracicaba e Bom Jesus do Amparo.
Esta política pública é mais uma ação da Gestão 5.0, no pilar Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável sendo alinha ao Objetivo de Desenvolvimento Econômico, ODS, número 5, Trabalho Descente e Crescimento Econômico.