Comunidade do São Pedro busca meios para melhorar qualidade de vida

Carlos Ferreira conta que até o momento, 14 requerimentos já foram protocolados na Prefeitura

Os cerca de 500 moradores da comunidade do São Pedro, em Santa Maria de Itabira, poderão contar com uma associação mais forte após ser transformada em entidade de utilidade pública.

O projeto, apresentado pelo presidente do Conselho Comunitário do Grupo São Pedro, Carlos Alberto Ferreira , foi lido na Câmara Municipal no último dia 8 e deverá ser aprovado nas duas próximas sessões.

Conforme o presidente da Câmara, Vicente Umberto dos Santos, a iniciativa é vista com bons olhos por todos os vereadores e não enfrentará dificuldade para ser aprovada.

Com a transformação para entidade de utilidade pública, o autor do projeto espera conseguir convênios e repasses voltados ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Carlos Ferreira, que deixou a zona rural há 50 anos e está de volta como líder comunitário, conta que no tempo em que está como presidente já venceu um grande desafio, que era o de unir os moradores. “Quase todos são parentes, mas havia um distanciamento em relação aos diálogos para tratar das prioridades, o que hoje acontece de forma aberta após criarmos grupos de WhatsApp, onde estão cadastradas 138 famílias, que participam ativamente. Com isso, dois trechos de rua já foram calçados pela Prefeitura e estamos conseguindo ampliar a vazão de água do poço artesiano”, diz o presidente.

Conforme Carlos Ferreira, até o momento, 14 requerimentos já foram protocolados na Prefeitura, todos em busca de ações para melhoria da qualidade de vida dos moradores do São Pedro.

Entre eles, o destaque é o pedido de reforma do centro comunitário, inaugurado há 20 anos e atualmente em estado caótico. “Os banheiros estão interditados, todas as portas estão deterioradas pelo tempo, precisa de grades e cerca de proteção e forro no teto. Este centro é a alma da comunidade e em condições de uso, poderá realizar velório, servir como salão de festas, receber grupos da terceira idade para atividades, abrigar projetos sociais e cursos profissionalizantes e até uma academia ao ar livre do lado de fora”, diz Carlos Ferreira.

Ele acredita que o São Pedro está entre as comunidades mais atrasadas de Santa Maria, mesmo estando tão perto da área urbana, há cerca de 15km.

Outro desejo da comunidade é uma quadra poliesportiva para oferecer o mínimo de lazer e atividade física para os jovens.

  • Governo Municipal acredita e apoia a iniciativa

O Governo de Santa Maria de Itabira diz reconhecer as demandas da comunidade do São Pedro e que acredita nas ações para transformar associação em entidade de utilidade pública. Por meio de nota, contudo, diz que neste momento, a prioridade é a reconstrução da cidade, bem como ações de fortalecimento da economia. A nota diz ainda que a Associação da Comunidade do São Pedro tem trabalhado junto à administração, buscando melhorias para a população local e que o prefeito Reinaldo Santos reconhece o trabalho sério que está sendo realizado pelos membros da diretoria, e assim que possível irá atender aos anseios da comunidade.

Matéria publicada na edição 746 do Folha Popular

Matéria relacionada:

SANTA MARIA DE ITABIRA: Prefeitura realiza novas obras de calçamento em diversas comunidades