“É muito complicado você ficar esperando uma verba prometida e ela não chegar, vamos executar essas obras no peito e na raça”
O prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos, anunciou nesta segunda-feira (31), várias obras de infraestrutura no Município. As obras serão executadas com recursos próprios e giram em torno de R$ 3 milhões.
De acordo com o prefeito, o município aguardava recursos prometidos pelos governos estadual e federal, principalmente para a ponte da região central da cidade. “Infelizmente tivemos que replanejar as finanças do Município, sacrificar o orçamento de algumas secretarias para dar conta de executar várias obras necessárias por conta própria, muitas delas por problemas ocasionados pelas fortes chuvas que atingiram nossa cidade. É muito complicado você ficar esperando uma verba prometida e ela não chegar. Mas, com muita responsabilidade, vamos executar essas obras no peito e na raça e continuar aguardando os recursos para que possamos realizar outras,” disse o prefeito.
- VÍDEO:
Todas as obras anunciadas já estão licitadas ou em processo de licitação e serão iniciadas ainda no primeiro trimestre deste ano.
- Ponte
Ponte do Centro deverá ser reconstruída
A obra de recuperação da ponte que liga os bairros Conselho e Poção ao Centro estava em processo de licitação e aguardando recurso do Governo do Estado para ser iniciada. Com as fortes chuvas do mês de janeiro, uma trinca na estrutura pode obrigar a Prefeitura a demolir e construir uma nova ponte. O local continua interditado e engenheiros fazem novas avaliações para definição das ações.
- Córrego na rua Casemiro Andrade
Prefeitura vai ampliar a galeria para aumentar a vazão da água
Engenheiros já avaliam intervenções no córrego da rua Casemiro Andrade, esquina com rua do Rosário. Uma das propostas é aumentar a galeria que passa pela rua e consequentemente, ampliar a vazão da água. Sempre em períodos chuvosos o córrego transborda causando grandes transtornos, principalmente aos comerciantes do Centro da cidade.
- Bairro Poção
Um dos bairros mais atingidos pelas chuvas do ano passado foi o bairro Poção e muitos moradores permanecem com suas casas interditadas. O prefeito Reinaldo Santos realizou várias tentativas em âmbito federal e estadual para viabilizar ações no local. “Tentamos de todas as formas viabilizar recursos para tentar devolver as casas dos moradores do Poção com segurança, mas em todas as esferas fomos informados que não podemos realizar obras no local, pois se trata de terreno particular. Vamos construir redes pluviais nas ruas Antônio Dias e Nova Era e também a ponte de pedestres que liga o bairro ao Centro”.
De acordo com o prefeito Reinaldo, o município já prepara um projeto de lei para garantir a manutenção do aluguel social às famílias desabrigadas e busca a construção de residências pelo Programa Casa Verde Amarela do Governo Federal.
Várias pontes serão reconstruídas
Obras previstas:
– Construção de rede Pluvial nas ruas Antônio Dias e Nova Era, no bairro Poção;
– Construção de rede pluvial nas ruas Maria Augusta e José da Silva Braga, no bairro Lambari;
– Construção de rede pluvial na comunidade Quilombola do Barro Preto;
– Manutenção de calçamento nas ruas Maria Augusta e José da Silva Braga, no bairro Lambari;
– Gabião de contenção na comunidade Quilombola do Boa Vista;
– Pontes de concreto nas comunidades do Baú e Sororó;
– Reconstrução das pontes de arame das comunidades do Baú, Palha e Córrego das Flores;
– Ponte de pedestres do bairro Poção (próximo ao Hospital Padre Estevam);
– Calçamento no Morro da Cruz, acesso a comunidade Quilombola do Barro Preto;
– Manutenção do calçamento do morro do Taquaral;
– Troca de calçamento na rua Dona Laura, na vila Marília Costa;
– Instalação de iluminação no canteiro central das Mamonas (entrada de Santa Maria).