Atual vice Fabrício Lopes e o prefeito Laércio receberam a imprensa no gabinete na manhã de quarta-feira (18)
20/12/2024 – O prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), e o vice, atual secretário de Planejamento, Fabrício Lopes (MDB), se reuniram com a imprensa na manhã desta quarta-feira (18) para um breve balanço do último ano da gestão 2021/2024 e os principais desafios para o próximo quadriênio 2025/2028, para o qual Laércio Ribeiro foi reeleito, tendo agora como vice Dorinha Machado (MDB).
A coletiva aconteceu no gabinete do Executivo municipal e contou também com o assessor jurídico Adriano Vasconcelos Araújo e a responsável pela Assessoria de Comunicação Elisângela Bicalho Silva.
Laércio Ribeiro, que é médico, abriu o encontro destacando as ações na saúde e na educação. “Fizemos grandes investimentos na saúde e os avanços são notáveis, mas sabemos que tem muito a ser feito. Na educação não é diferente, com ampliação de vagas e mais qualidade de ensino”, disse, enumerando as ações mais importantes nas duas pastas e também os projetos em andamento e os futuros, para a nova gestão. “Para se ter uma ideia, hoje, aplicamos 30% da receita em saúde, mesmo a lei determinando um mínimo de 15%. Na educação, são cerca de 27%, quando a obrigação é de 25%”, complementou.
Coletiva abordou diversos assuntos durante quase 3h
Durante o encontro com a imprensa, temas como segurança pública, a suspensão da ampliação da unidade da Arcelor Mittal em Monlevade e a duplicação da BR-381, passando pelo município, ampliações e mudanças de endereço do Corpo de Bombeiros e Samu, também foram destaques.
Em nível político, Laércio Ribeiro e o atual vice Fabrício Lopes foram sinérgicos ao pontuar a reeleição e o anúncio da manutenção de boa parte da equipe, inclusive do advogado Adriano Vasconcelos no jurídico, o próprio Fabrício Lopes, que segue no Planejamento, e Elisângela Bicalho, na Comunicação e Relações Públicas.
“O Fabrício é meus dois braços, tenho ele não só como aliado, mas como um dos responsáveis pela nossa reeleição. Por isso, ele deve continuar na equipe, no Planejamento, onde desempenhou um excelente trabalho”, comentou Laércio Ribeiro.
Ainda na lista dos que ficam, estão Raquel de Souza Paiva Drumond, como secretária de Saúde; Samuel Domingos da Silva, que troca o Meio Ambiente e assume a recém-criada Fundação Parque do Areão; Helenita Pinto continua na Fundação Crê-Ser de João Monlevade; o advogado Hugo Lásaro Martins segue à frente da Procuradoria Jurídica; Marco Antônio Penido Simas na Secretaria de Serviços Urbanos; Nadja Lírio Furtado segue como diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura; o contador e assessor contábil Ricardo Alexandre de Oliveira segue à frente da Secretaria de Administração; Angélica Drumond permanece como controladora interna; e Rita de Cássia da Cruz Souza continua na Secretaria de Assistência Social.
Uma das novidades da gestão 2025/2028 será a chegada da especialista ambiental Fernanda Ávila, que assume a Secretaria de Meio Ambiente. As demais secretarias, como Obras e Educação, seguem sem nomes definidos.
Uma das mais importantes notícias do ano
Após a coletiva, o prefeito Laércio Ribeiro falou com exclusividade ao Folha Popular, destacando uma das principais notícias do ano para a educação de João Monlevade e região; a chegada do campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com início das aulas previsto para 2025.
Matéria relacionada
Campus do IFMG em João Monlevade começa a receber alunos em 2025