Prefeita de Itambé vai liderar 12 municípios, com cobertura em saúde especializada para mais de 250 mil habitantes
Nova presidente diz que a união dos municípios simboliza um passo importante rumo ao fortalecimento do sistema de saúde pública regional
26/01/2025 – Eleita no final de novembro passado para presidir o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Leste (Ciscel), a prefeita de Itambé do Mato Dentro, Cleidileny Aparecida Chaves (PP), foi empossada ao cargo nesta terça-feira (21), em solenidade realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira. A nova liderança, que traz como vice o prefeito de Santa Bárbara, Alcemir José Moreira (Cidadania), assumiu prometendo ampliação dos serviços ofertados e principalmente criar mecanismos para levar o atendimento ao usuário, facilitando o acesso.
Em seu discurso, a presidente mostrou que está empenhada em promover iniciativas que garantam um atendimento de saúde mais eficiente e de qualidade para todos os municípios consorciados.
Os 12 municípios que integram o consórcio enfrentam desafios comuns, como a alta demanda por serviços médicos especializados.
Entre as prioridades de Cleidileny Chaves estão a ampliação dos atendimentos especializados, a modernização da infraestrutura de saúde e a busca por mais recursos. Além disso, a gestão se compromete a trabalhar para a expansão de serviços como consultas especializadas que, muitas vezes, só são realizadas em grandes centros urbanos.
“Acho que o principal que a gente precisa é levar a saúde mais perto de cada cidadão”, disse a nova gestora do Ciscel.
Em entrevista exclusiva ao Folha Popular, a presidente disse ainda que pretende implantar uma espécie de consórcio itinerante, visando atendimento a todos, inclusive a pacientes que moram na zona rural ou distante dos serviços de saúde.
“A realidade do município [de Itambé], é que tem extensão rural muito grande, assim como vários municípios aqui, que têm extensão rural enorme e aí, quando a gente se coloca no lugar das pessoas, nós sabemos que tem pacientes que andam 100km para chegar no serviço de saúde e às vezes paciente com comorbidade. Temos que facilitar o acesso dessas pessoas”.
Prefeitos e representantes das cidades associadas prestigiaram a posse de Cleidileny Chaves
A atuação do consórcio, deixou claro, tem potencial para transformar a saúde pública nos 12 municípios integrantes. A expectativa agora é de que as políticas sejam alinhadas às reais necessidades da população, garantindo um atendimento mais humanizado e acessível.
Cleidileny Chaves defende que a união dos municípios simboliza um passo importante rumo ao fortalecimento do sistema de saúde pública regional, beneficiando milhares de famílias. Além de contar com os prefeitos, ela acionou ajuda estadual e federal, apontando para deputados presentes no evento de posse.
“Às vezes, a gente tem recurso financeiro para fazer uma compra, faz uma licitação e quantas vezes a nossa população deixa de ser assistida porque nós não conseguimos fazer essa compra. E consórcio é isso, união para fazer a diferença”, disse, citando que Wender Machado é seu conterrâneo e conhece a realidade dos municípios pequenos e pode ajudar em nome do deputado Doorgal Andrada, a quem representou no evento.
A solenidade de posse contou com prefeitos e secretários dos municípios integrantes e a presença especial do representante do deputado estadual Doorgal Andrada (Patriota) e do deputado federal Antônio Pinheiro Neto “Pinheirinho” (PP).
Eleita por aclamação
- A eleição de Cleidileny Chaves ocorreu por aclamação entre os membros do consórcio. Ela substitui Reinaldo das Dores dos Santos (PSD), então prefeito de Santa Maria de Itabira, que ocupou o cargo anteriormente. A nova gestora vai liderar 12 municípios, com cobertura para mais de 250 mil habitantes.
Matéria publicada na edição 821 do Folha Popular