Chuvas: rio de Santa Maria passa por serviços de desassoreamento

“O momento correto para a limpeza é justamente esse, quando o período de estiagem nos oferece tempo e condições meteorológicas para essa realização”, explica secretário de Obras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Santa Maria de Itabira iniciou o processo de desassoreamento da calha urbana do rio Jirau. O trabalho foi iniciado há cerca de uma semana, a partir da ponte de acesso ao bairro União.

A limpeza vem sendo realizada anualmente pela Prefeitura, no período de maior estiagem, onde há uma estabilização do leito do curso de água. Esse ano, devido ao maior carreamento de sedimentos e vegetação provocados pelo desastre natural de fevereiro último, o trabalho tem sido mais minucioso.

A ação de limpeza está agora nas proximidades do pátio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, no bairro Lambari.

A estimativa do Secretário Glaisson Marney Maia Duarte é que serão necessários mais 30 dias para o encerramento da limpeza, no final do bairro Barra. “Tem uma grande quantidade de vegetação destruída no leito, levada pelas águas de fevereiro. Estamos procedendo a limpeza com o cuidado necessário para desobstruir a passagem da água, recompor as margens que foram danificadas e fazer a remoção de sedimentos em excesso levados para dentro do rio. O momento correto para a limpeza é justamente esse, quando o período de estiagem nos oferece tempo e condições meteorológicas para essa realização.

Também foi necessário possibilitar a reserva de recursos financeiros necessária para que a limpeza fosse feita de forma completa e com a qualidade necessária. A cidade foi pega de surpresa com a catástrofe que vivemos e foi preciso fazer muita coisa até aqui, inclusive com o suporte às famílias que foram desabrigadas e ações emergenciais que foram necessárias. Agora é o momento e nossa equipe está empenhada nesse trabalho tão importante”, disse o secretário.