Celebrações marcam Festa de São José e aniversário de 61 anos de Passabém

Marujada da Bolívia Nossa Senhora do Rosário na tradicional trança com fitas

24/03/2024

Evento contou com missas, procissões, queima de fogos, momento cívico,
apresentações de marujada, de corporação musical e da comunidade escolar e show

Evento social foi aberto com momento cívico envolvendo toda a comunidade

De 7 a 17 de março Passabém celebrou o padroeiro com a tradicional Festa de São José e comemorou o 61º aniversário de emancipação político-administrativa do município.
A programação foi aberta com a novena, de 7 a 15 de março, com missas na Matriz de São José celebradas por diáconos e padres da paróquia local.

Alunos do Cmei da Mônica durante apresentação

No sábado (16), as atividades começaram cedo na Quadra 19 de Março, com o momento cívico, preparado por educadores e alunos do Cmei da Mônica e escolas Estadual Luiza dos Santos Ferreira e Municipal Euclides Ferreira de Sá.

Estudantes deram o alerta sobre o desenvolvimento sem planejamento

Esbanjando talento, os alunos, dos pequeninos aos mais jovens, fizeram apresentações sobre a culinária local, os costumes, homenagens aos artistas Zé Mulato e Cassiano e a Marujada da Bolívia Nossa Senhora do Rosário, além de recitais de poemas e teatro sobre quentões sociais e ambientais. O público também teve acesso a exposições sobre “Pastel de Angu, Memórias e o Artesanato”. Como não podia faltar, os alunos da Escola da Luiza ofertaram o tradicional pastel.

Parabéns com a presença de autoridades

Com a quadra lotada, também houve apresentações da Marujada da Bolívia e da Corporação Musical Euterpe Lagoana, de Nova Era, com repertório variado e o tradicional parabéns pelos 61 anos de Passabém.

Após as apresentações, foi servido bolo para todos

O prefeito Ronaldo Agapito de Sá e o vice-prefeito Kleber Batista fizeram a abertura da programação social, enaltecendo a importância das tradições culturais da cidade e da união da comunidade escolar para o engrandecimento da festa.

Patrimônios da cidade ficaram em exposição

Para a secretária municipal de Educação, Viviane de Sá, “o evento em comemoração ao aniversário do município é a certeza do fortalecimento da cultura e mantém viva a tradição de uma cidade especial. O sucesso é fruto do trabalho e dedicação de muitas pessoas que se orgulham em fazer parte da história de Passabém. É gratificante saber que cada profissional da educação se sente responsável por regar essa semente”, disse.
Logo após as apresentações da comunidade escolar, foi feita a partilha do bolo para o público.

Show fechou a programação de sábado (16)

Ainda no sábado, às 19h, aconteceu a procissão com a imagem de São José, saindo da residência dos festeiros do ano, Alcione e Adair, até a Igreja Matriz, onde houve missa festiva em louvor ao santo padroeiro. Neste ano, as celebrações religiosas contaram com os padres Hideraldo, Paulo Marcony, Júlio César, Elmer, Firmin e Matalanga.
Para fechar a noite, a Quadra 19 de Março, recém-coberta pela Prefeitura, recebeu o público para o show da cantora Sabrina Fróis.

No domingo (18), com início às 15h, a Festa de São José contou com procissão, missa, queima de fogos e apresentação da marujada.

  • O nome
    A origem do nome “Passabém”; é a de viajantes e cavaleiros que indagavam se estava passando bem em um córrego na entrada da cidade, que na época de chuvas, se transformava em um atoleiro.
  • A história
    Passabém (distrito) pertencia a Conceição do Mato Dentro até a emancipação de Santa Maria de Itabira, no dia 31 de dezembro de 1943, quando foi anexado a Santa Maria de Itabira. A sua emancipação do município vizinho ocorreu anos depois, no dia 19 de março de 1963.

Matéria publicada na edição 806 do Folha Popular

Matéria relacionada com fotos vídeos:

Passabém em festa pelos 61 anos de emancipação e padroeiro São José