A coleta seletiva deve resultar em um aumento de mais de 9 toneladas de material processado por mês. (Foto: RC8 Treinamentos)
21/02/2024 – Uma rota piloto de coleta seletiva, que funcionará com o auxílio de um caminhão doado pela Vale, será o destaque da pauta do 4º Encontro de Redes Locais de Barão de Cocais, que acontece na próxima sexta-feira, 23 de fevereiro. Promovido pela mineradora, em parceria com a Prefeitura Municipal e a RC8 Treinamentos, o evento tem como objetivo reunir grandes geradores de resíduos e representantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Barão de Cocais (Aserbac) para debater propostas ligadas à cultura da reciclagem no município.
Ainda em fase de estudos, a rota piloto deve priorizar a coleta de resíduos de estabelecimentos comerciais localizados na área central da cidade. Lucas Soares Silva, Gerente de Sustentabilidade da Vale, considera a iniciativa de extrema importância porque contribui tanto para a preservação do meio ambiente, como para o incremento da renda dos catadores que atuam no município. Segundo ele, estudos indicam que a coleta seletiva deve resultar em um aumento de mais de 9 toneladas de material processado por mês.
O caminhão que fará o transporte do material foi doado à Aserbac pela Vale. “Com essa doação, nosso objetivo é contribuir para viabilizar a coleta seletiva em Barão de Cocais, favorecendo o aumento da produção e a autonomia de comercialização da associação”, explica Silva.
Durante o encontro, também serão debatidas propostas para a conscientização da população e o fortalecimento da parceria entre poder público, catadores e grandes geradores de resíduos.
Reciclo Agora
Os Encontros das Redes Locais de Barão de Cocais integram o Projeto Reciclo Agora da Vale, que apoia associações de Barão de Cocais, Ouro Preto e Itabirito por meio de consultorias técnicas, atividades formativas e investimentos para a estruturação dos grupos.
Lançado em julho de 2021, o projeto tem como objetivos aumentar a produção e geração de emprego e renda na cadeia produtiva, melhorar a qualidade de vida dos catadores e buscar a autonomia das organizações, além de incrementar a coleta e destinação sustentável e fomentar soluções regionais consorciadas.
Com duração prevista para cinco anos, a iniciativa conta com cinco fases (Incubação, Operação – fase atual -, Consolidação, Autonomia Assistida e Avaliação de Impacto). Suas premissas são capital social e humano, inovação, gestão, governança e infraestrutura.
Em Barão Cocais, o Reciclo Agora integra o Plano de Compensação e Desenvolvimento da Vale, fortalecendo a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Aserbac) desde junho de 2022. De lá para cá, os catadores já passaram por diversas assessorias e oficinas formativas em diferentes áreas, como: Gestão, Finanças, Infraestrutura, Saúde e Segurança, Melhorias de Processos, Desenvolvimento Humano e Comunicação.
Além das oficinas e assessorias, a Aserbac recebeu, em outubro de 2022, o Capital Semente da Vale, recurso inicial, no valor de R$ 70 mil, que foi investido em melhorias para a associação, como compra e reforma de equipamentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), uniformes e segurança, entre outras prioridades. As áreas de investimento do recurso foram definidas pelos próprios catadores durante oficina de Planejamento Estratégico.