Com o tema “Atividade física e envelhecimento saudável”, um dos objetivos da ação foi mostrar a importância de praticar esportes e atividades físicas na terceira idade
- Atividade física e envelhecimento saudável
O Dia Internacional da Pessoa Idosa e o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 1º de outubro e 14 de novembro, respectivamente, foram marcados em Santa Maria de Itabira pelo aprendizado e o aprimoramento de profissionais da educação física e da saúde que atuam junto à população da melhor idade.
Cerca de 200 pessoas, entre profissionais da saúde e de educação física que trabalham com pessoas da terceira idade, participaram de uma capacitação na Fundação Francisco Xavier, de Santa Maria de Itabira. A ação foi uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria de Saúde e a fundação.
Com o tema “Atividade física e envelhecimento saudável”, um dos objetivos da ação foi mostrar a importância de praticar esportes e atividades físicas na terceira idade. Outro objetivo foi instruir os profissionais que promovem a movimentação física dos idosos.
A ação visou ainda alinhar protocolos e trocar experiências sobre atendimento e atividades voltadas à melhor idade e reuniu importantes profissionais e temas com foco no atendimento aos idosos. No primeiro dia, 70 profissionais das pastas de Saúde e de Esporte tiveram a participação registrada.
No segundo dia, além dos servidores da Saúde do Município, num total de 150 pessoas, entre profissionais da educação física da cidade e da região, foram recebidos no evento. O convite foi estendido às prefeituras mais próximas da cidade.
Foram dois dias de evento, incluindo palestras, trocas de experiência e oficinas. Sob a coordenação da palestrante Tanya Mader, fisioterapeuta paliativista e terapeuta de práticas integrativas e complementares à saúde, o trabalho começou com a palestra “Importância da filosofia dos cuidados paliativos na atenção à população idosa”; trazendo os subtemas “Envelhecimento ativo e qualidade de vida”; “Cuidado centrado no paciente, Experiência do idoso na sua jornada na assistência à sua saúde”; “Importância da integração da equipe de saúde para melhor engajamento dos idosos nos seus próprios cuidados”.
O segundo dia trouxe na programação as oficinas de automassagem, autocuidado, pilates em casa e dança.
De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, André Lúcio Torres, este tipo de ação e parcerias como esta são importantes: “Quero agradecer a presença de todos e a disposição da fundação, que são sempre parceiros e falar que o trabalho do professor de educação física está diretamente ligado com a saúde e nosso objetivo é este, promover o bem estar e a saúde, por meio do estímulo de atividades físicas”.
Matéria publicada na edição 771 do Folha Popular