Câmara requisita aumento de repasse ao hospital de Passabém

Prefeito Ronaldo Sá conta com apoio dos vereadores para atender pedido

A Câmara Municipal de Passabém enviou indicação à Prefeitura para aumento do valor repassado mensalmente à Fundação Municipal de Passabém, gestora do Hospital São José. O dinheiro extra seria usado para pagar gratificação aos funcionários da instituição de saúde.

O prefeito Ronaldo Agapito de Sá (PL) considera louvável a indicação, contudo, informou, em ofício encaminhado ao Legislativo no dia 13 de maio, que neste ano o governo ampliou o repasse ao hospital para R$ 138 mil por mês, principalmente devido à elevação dos custos para ampliação do atendimento, instalação de semi-leitos de internação Covid-19, aquisição de equipamentos para monitoramento e balas de oxigênio, medidas necessárias para salvar vidas de passabeenses e moradores de cidades vizinhas, constantemente atendidos no São José.

Foi informado também à ex-secretaria de Saúde e atual presidente da Câmara, Rosilaine de Almeida Leite Lourenço (PP), que falta orçamento real suficiente para novos repasses para atender o pedido de gratificação aos colaboradores da Fundação Municipal, benefício que deverá ser discutido e aprovado pelo conselho gestor da própria fundação.

O prefeito Ronaldo Sá sugeriu que a Câmara, que tem orçamento superior aos gastos em decorrência da boa gestão, contribua para que a gratificação chegue aos funcionários, devolvendo de forma antecipada o saldo em caixa, o qual seria repassado para a fundação criar e pagar o benefício.

Esta medida, de antecipação de saldo em caixa, foi objeto de apreciação do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCMG), tornando possível que a Câmara faça a devolução dos recursos de forma antecipada, o que acontece normalmente no encerramento do exercício, em 31 de dezembro de cada ano.

“Neste contexto de dificuldade, acreditamos que a Câmara de Vereadores, sempre parceira da administração municipal, irá analisar o requerimento da Prefeitura e levá-lo ao plenário para aprovação e antecipação da devolução dos recursos, com devida urgência que o caso demanda”, acredita Ronaldo Sá.

A próxima reunião ordinária da Câmara de Passabém deve acontecer nesta quarta-feira (2 de junho), quando a proposta deverá ser apreciada pelos vereadores.

Matéria publicada na edição 734 do Folha Popular.