Na última reunião do Legislativo de São Gonçalo do Rio Abaixo, realizada no dia 21, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto que denomina de “Isabel Rodrigues” à Escola do Legislativo da Câmara Municipal. A matéria é de autoria de todos os vereadores: Ailton de Figueiredo Neves, Felipe Silveira da Cunha, Flávio Silva Oliveira, Luciana Maria Bicalho, Luiz Gonzaga Fonseca, Marcos Antônio Bicalho, Maria de Lourdes Guedes Barros, Otavio Isìdorio Teixeira e Renata Maria Guzzo Fonseca.
Isabel Rodrigues foi a primeira vereadora de São Gonçalo, eleita no ano de 1983. Em 85, fez história novamente sendo a primeira mulher a ocupar um cargo na mesa diretora, como secretária. Ela se destacava pelo seu jeito simples e de amor ao próximo, sempre disposta a ajudar. Faleceu no dia 6 de dezembro de 2017.
A Escola do Legislativo tem como objetivo oferecer suporte às atividades parlamentares, como por exemplo: capacitar agentes políticos e servidores públicos, contribuir para o fortalecimento da cidadania, entre outros. Além disso, projetos como Parlamento Jovem e Câmara Mirim ficam sob a responsabilidade dos funcionários do setor.
Mais projetos aprovados
Ainda durante a reunião, os vereadores aprovaram os projetos 07 e 08/2018 de autoria dos vereadores Felipe Silveira da Cunha, Luiz Gonzaga Fonseca e Maria de Lourdes Guedes Barros que denominam ruas no bairro Recreio.
O projeto 07 denomina de rua Castelo Branco e a matéria 08 denomina de Rua Coimbra. A solicitação foi feita pelos moradores para melhorar a localização das residências no local.
Já o projeto 09/2018 de autoria do vereador Felipe Silveira foi aprovado em primeira votação. A matéria estabelece critérios de anticorrupção como critérios definidores na participação das empresas em licitações públicas, como por exemplo, contar no edital de licitação, desde que não cerceie a competitividade do certame, a contratação de empresas que adotem programas de integridade em sua estrutura interna.
Agora, o projeto será levado a segunda votação.
Indicações
Abaixo seguem os requerimentos aprovados na ultima reunião.
Indicação nº 104/2018
Requerendo que seja feito o serviço de patrolamento no trecho entre as Comunidades de Mata Escura e Paciência.
Autoria: Luiz Gonzaga Fonseca
Indicação nº 105/2018
Requerendo a instalação de bebedouro nas quadras de esportes da Comunidade de Borges e São José.
Autoria: Maria de Lourdes Guedes Barros
Indicação nº 106/2018
Requerendo a construção de um muro de arrimo no local onde o asfalto cedeu em frente a casa do Senhor Xisto, na Comunidade do Machado.
Autoria: Felipe Silveira da Cunha
Indicação nº 107/2018
Requerendo a instalação de fossas sépticas na Comunidade do Machado.
Autoria: Felipe Silveira da Cunha.
Indicação nº 108/2018
Requerendo a construção de uma galeria pluvial na Comunidade do Machado.
Autoria: Felipe Silveira da Cunha.
Indicação nº 109/2018
Requerendo a instalação de redutores de velocidade na Rua Januária, esquina com a Rua Emílio Gomes, localizada no Bairro Guanabara, próxima ao campo do Operário Esporte Clube.
Autoria: Felipe Silveira da Cunha.
Indicação nº 110/2018
Requerendo que o Executivo Municipal elabore Projeto de Lei para expansão do perímetro urbano na Comunidade do Machado
Autoria: Marcos Antônio Bicalho