Cobrança com maior rigor é sugerida pelo presidente da Câmara Jair Lino (centro)
15/10/2024 – Devido aos registros de atropelamentos com morte no trecho da MGC-120, entre a Vila Marília Costa e o bairro Chaves, considerado pelos usuários como ‘trecho da morte’, em Santa Maria de Itabira, a Câmara de Vereadores decidiu, em sessão na noite de segunda-feira (14), por meio do presidente Jair Lino de Carvalho Lage “da Saúde” (PSD), acionar, novamente e com maior rigor, a direção do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-MG), para cobrar intervenções emergenciais no trecho de responsabilidade o Governo do Estado, como implantação de calçamento, ciclovia, redutores de velocidade e iluminação.
A discussão ganha força após o atropelamento, seguido de morte, de um homem que trafegava pelo local em uma bicicleta, na noite de domingo (13). Ele foi atingido por uma Van da Prefeitura de São Sebastião do Rio Preto. Pelas informações, o motorista não teve tempo de reação ao se deparar repentinamente com o ciclista em uma curva.
Conforme discutido durante a reunião, além de um novo ofício ao diretor-geral do DER, Rodrigo Tavares, assinado por todos os vereadores, a Prefeitura da cidade e o deputado estadual José Laviola Nelo de Lima “Zé Laviola” (Novo), vice-líder do Governo na Assembleia, também serão inseridos na busca por ações urgentes para frear os registros de mortes no trecho, que tem constante movimento de pedestres e ciclistas em meio a carretas, ônibus e veículos utilitários.
“Vamos acionar o deputado Zé Laviola, vice-líder do governador Romeu Zena na Assembleia, para que ele reforce a notificação ao diretor-geral do DER, Rodrigues Tavares, para adotar medidas com relação a iluminação, a implantação de um calçadão, iluminação e mecanismos para reduzir a velocidade no percurso, que recomendamos que seja de no máximo 40km por hora. Queremos, com isso, preservar a vida de nossa população”, disse.
Conforme Jair Lino, lamentavelmente, o local já ganhou apelido de trecho da morte. ”Se considerarmos o curto percurso, acredito que este já lidera em número de vítimas fatais e não fatais em toda a MGC-120”.
Este não será o primeiro ofício ao DER solicitando atenção especial ao trecho. Os vereadores Geraldo Alves “Lau da Entrega” (RP) e Juliana Mara “Enfermeira” (PRD), e o próprio Jair Lino, já oficiaram o DER solicitando intervenções no trecho, contudo, sem respostas.
“Já estive na Cidade Administrativa, com o diretor do DER, Rodrigo Tavares, cobrando infraestrutura em todo o trecho, inclusive, reforçando pedido de colegas vereadores, pela construção da rotatória e revitalização da LMG-790, conhecida como Piçarrão, e revitalização da extensão da MGC-120, que compreendo todo o município de Santa Maria. Parte das solicitações, como correção de fissuras e erosões foram atendidas, mas esperamos muito mais, como as obras estruturantes na LMG-790, ações emergenciais no trecho entre a Vila Marília e Chaves além de redutor de velocidade na região do Boa Vista, quilômetro onde é hoje a parada de ônibus interestadual, com travessias constantes e com registros de vários acidentes”.
O novo ofício com cópia ao deputado Zé Laviola será encaminhado nesta semana.
A Prefeitura, por sua vez, também está empenhada para buscar soluções ao trecho entre a Vila e o Chaves e Piçarrão, contudo, devido a via ser de responsabilidade o Governo de Minas, espera, como a Câmara, respostas do DER.
- Matérias relacionadas
Vereadora Juliana Mara cobra mais segurança no trânsito e inclusão da pessoa com autismo
Asfalto do Piçarrão poderá ser realidade após acordo com mineradora