A Audiência Pública será realizada no Plenário da Câmara, na quarta-feira (14), às 18h
05/08/2024 – Os impactos sociais e econômicos causados pelo processo de hibernação anunciado pela Gerdau, em 2024, serão debatidos pela Câmara Municipal de Barão de Cocais e pelos vereadores da Legislatura 2021-2024, durante a Audiência Pública, que será realizada na quarta-feira (14), às 18h, no Plenário.
Desde maio deste ano, quando a hibernação foi anunciada pela Gerdau, os parlamentares reafirmaram o apoio aos trabalhadores e reforçaram a importância de promover ações para minimizar os impactos causados pela paralisação da usina.
Vale relembrar que, o processo de hibernação, além de ser marcado pela paralisação das operações, também consiste na realocação de colaboradores em outras unidades, negociações trabalhistas e na redução de demanda para as empresas prestadoras de serviços.
Desde o anúncio, foram realizadas diferentes manifestações e reuniões. As ações destacaram que a hibernação afetará toda a cidade. Além de reduzir a arrecadação municipal, a hibernação da Gerdau também afetará outros setores da cidade, como o comércio, por exemplo.
A Audiência Pública é aberta a toda a população, os interessados em fazer o uso da palavra deverão se inscrever na Secretaria da Câmara até 24h antes do evento. Também será possível enviar perguntas via email, até 24h antes da Audiência. Os e-mails devidamente identificados deverão ser encaminhados para o email: camarabarao@gmail.com.
Além dos vereadores, também participarão da Audiência Pública: representantes do Poder Executivo e das Secretarias de Fazenda e Desenvolvimento Econômico; representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, da Secretaria Executiva Nacional da CSP – Conlutas; da Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais; do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM); da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Barão de Cocais (ACIABAC); da Associação Comercial e Empresarial | Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Bárbara (ACISB) e Deputados Estaduais.