A convite do presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Diego José Ribeiro (PDT), membros da equipe de relações institucionais da Vale reuniram-se com os vereadores na sexta-feira (13).
“A ideia é estreitar os laços entre a Vale, os vereadores e a comunidade, para que as reivindicações da nossa população cheguem a empresa com mais facilidade, pois nosso objetivo é encontrar soluções conjuntas – com a Vale e os poderes Executivo e Legislativo – para toda a sociedade”, afirmou o presidente.
Um dos assuntos debatidos foi referente à segurança das barragens, especialmente a de Laranjeiras, que integra a Mina de Brucutu, e ao PAEBM (Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração). Os vereadores questionaram sobre os simulados de evacuação e as sirenes, ressaltando que não foi possível ouvi-las, em seus testes, em determinados pontos da cidade. Sendo assim, foram demandadas melhorias nos simulados e nas sirenes.
No encontro, foi pautada também a geração de empregos para a população são-gonçalense. Os vereadores solicitam que a Vale promova iniciativas para o primeiro emprego de jovens e recém-formados, cobrando também a contratação de mais mulheres. Uma nova reunião será agendada para que o tema seja melhor aprofundado.
Por fim, os membros do Legislativo pediram esclarecimentos aos representantes da empresa sobre o convênio de captação, tratamento e distribuição de água para o município de São Gonçalo.