Barragem de Gongo Soco entra em alerta máximo para risco de rompimento

A estrutura da barragem Sul Superior, na mina desativada de Gongo Soco, de propriedade da Vale, em Barão de Cocais, entrou em alerta máximo e sirenes foram acionadas por volta das nove e meia da noite de sexta-feira (22).

A Vale informou que o nível de rompimento subiu de dois para três. A população que vive abaixo da barragem Sul Superior na mina de Gongo Soco já havia sido removida do local em 8 de fevereiro.

Neste sábado (23), representantes da Defesa Civil, Prefeitura e Polícia Militar estão reunidos na Central de Distribuição da Vale, em Barão de Cocais. Eles debatem sobre as próximas medidas a serem tomadas diante do risco iminente de rompimento da barragem Sul Superior.

Sirenes tocam por engano e deixa população em pânico

As sirenes da barragem Sul de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, foram acionadas por engano na noite sexta-feira (22) e causaram pânico entre os moradores.

A Vale, responsável pela barragem, informou que o acionamento do sistema de emergência na cidade foi um “erro técnico” e que não há necessidade de que as comunidades da região da barragem Sul sejam evacuadas. A Prefeitura também emitiu um comunicado afirmando que a estrutura está segura e pedindo tranquilidade à população, de cerca de 10,7 mil habitantes.

Nota oficial da Vale

Vale informa sobre barragem em Barão de Cocais

A Vale acionou o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), nesta sexta-feira (22/3).

Essa medida preventiva se faz necessária tendo em vista o fato de o auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem. Com o nível 3, foi acionada a sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS), como reforço de medida preventiva, já que a evacuação da área próxima à barragem foi realizada em 8 de fevereiro.

A Vale reitera que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens.

Importante lembrar que a Barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale e faz parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa.

Vale informa sobre a barragem Sul de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo

Simultaneamente ao acionamento da sirene em Barão de Cocais, na noite desta sexta-feira (22/03), foi disparado um alarme nas proximidades da mina Brucutu, em Minas Gerais. Assim que a situação foi identificada, foi corrigida pela área técnica. Não houve alteração no nível de segurança da barragem.