O processo de implantação da clínica de hemodiálise em Barão de Cocais já tem data para começar: 3 de maio deste ano. Nesta data, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte, credenciado pela Prefeitura Municipal para implantar o serviço na cidade, dará início à sondagem do terreno destinado à clínica.
Com um orçamento total estimado em R$ 4,8 milhões, a iniciativa prevê a utilização quase integral de recursos federais, sendo o município responsável pela cessão do terreno, na rua Waldir Soeiro (atrás do Hospital Municipal). O objetivo da Administração Municipal é a conclusão das obras e início da prestação do serviço ainda neste ano de 2021.
A partir da implantação definitiva do serviço, a Secretaria de Saúde prevê o atendimento integral de todos os pacientes de hemodiálise atualmente residentes em Barão de Cocais, além da possibilidade de expansão imediata para 70 a 80 pessoas após implantação, incluindo as cidades de Santa Bárbara, Catas Altas, Bom Jesus do Amparo e São Gonçalo do Rio Abaixo.
Para o prefeito Décio dos Santos, o início da implantação é o reflexo de um compromisso assumido há quase dois anos e que, segundo ele, nunca deixou de ser uma prioridade para a gestão. “Sabemos do potencial da nossa cidade e de tudo que ela pode oferecer em serviços de saúde; a realização da hemodiálise dentro do município é um sinal de respeito e de dignidade para os pacientes”, afirmou.