Atividades físicas, esportivas e de lazer são retomadas em Santa Maria

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Santa Maria de Itabira deu início à retomada das atividades presenciais envolvendo a comunidade. Desde o início de agosto, vem trabalhando a disponibilidade de atividades físicas, esportivas e de lazer de participação voluntária da comunidade.

Para que isso fosse possível, foi elaborado um protocolo de retorno, em conjunto com a equipe da Vigilância Sanitária Municipal e em consonância com o Programa Minas Consciente, do Governo de Minas. As regras definidas no protocolo visam garantir a segurança de todos para um retorno gradual das atividades físicas. Foi desenvolvida uma cartilha com orientações sobre procedimentos para antes, durante as aulas dos projetos e tem sido distribuída aos interessados.

No momento, são ofertadas aulas de iniciação esportiva para crianças a partir de 05 anos de idade, com treinamento nas modalidades de futsal, handebol e voleibol, inclusive para o público adulto. Há planos, por parte da Secretaria de Esporte e Lazer, que no desenrolar do retorno, seja também possível implantar turmas de basquete, badminton e tênis de mesa.
Também foram reiniciadas as atividades do Grupo de Convivência Feliz idade, que contempla o público da terceira idade, com atendimento em três núcleos: Centro, vila Marília Costa e na comunidade Quilombola do Barro Preto. A equipe estuda, com a evolução do trabalho, a possibilidade de o atendimento acontecer, também, em outras localidades.

O desenvolvimento de atividades físicas para o público jovem e adulto foi reformulado e implantado o Programa Saúde na Praça, que visa o atendimento em diversos locais da cidade, ofertando aulas de alongamentos, ginástica, caminhada, corrida, etc. Como primeira fase do programa, as aulas estão disponibilizadas na praças Sagrados Corações (Centro), próximo à quadra poliesportiva do bairro Lambari, no Cruzeiro da vila Marília Costa e no campo de futebol da comunidade do Chaves.

“Estamos muito satisfeitos com o retorno gradual das atividades. A adesão da população tem sido gradativa, mas constante e vamos conseguir, em médio prazo, atingir números mais significativos. O mais importante, nesse momento, é continuar garantindo a segurança sanitária, seguindo rigorosamente todos os protocolos e recomendações dos órgãos de saúde para que tenhamos um retorno cheio de energia, seguro e crescente” declarou o vice-prefeito André Lúcio Torres.