Anglo American envia nota de esclarecimento

.A mineradora Anglo American enviou, no início da tarde desta quarta (14), nota de esclarecimento referente ao rompimento de sua adutora de minério na região rural de Santo Antônio do Grama, em Minas Gerais. Ela informa ainda que as atividades de reparo referentes ao vazamento de polpa de minério de ferro seguem

Nota
O vazamento já foi 100% controlado. O incidente foi na tubulação do mineroduto e não tem qualquer relação com as estruturas do Minas-Rio, na região de Conceição do Mato Dentro. A empresa reforça que a barragem de rejeitos, localizada em Alvorada Minas, permanece em condições de segurança e estabilidade.

As cerca de 300 toneladas de polpa que vazaram são um composto de minério de ferro (70%) e água (30%). Polpa é o produto final de nosso processo produtivo, não é rejeito, e é classificado pelas normas da ABNT como material “não perigoso”.

A Anglo American tem dado todo apoio e assistência aos moradores de Santo Antônio do Grama e continuará disponibilizando caminhões-pipa e galões de água potável para garantir o completo abastecimento daquela comunidade. Em conjunto com a Copasa, iniciou a obra de uma adutora para o ribeirão Salgado, que estará concluída até o final da semana. Dessa forma, Santo Antônio do Grama poderá contar, de forma permanente, com uma segunda alternativa de captação de água.

Além disso, as equipes têm atuado 24 horas para finalizar o quanto antes as obras de reparo do mineroduto. Importante destacar que o monitoramento da qualidade da água do ribeirão Santo Antônio tem sido realizado em 30 pontos até o rio Doce.

A produção de minério de ferro, em Conceição do Mato Dentro, foi interrompida na segunda-feira, pois, nesse momento, a prioridade é garantir o bem estar da população e a mitigação dos transtornos ao meio ambiente.

Todo esse trabalho emergencial está sendo compartilhado diariamente com os órgãos competentes e autoridades. A Anglo American está apurando as causas do incidente e manterá a sociedade informada sobre a evolução dos fatos.