Mais um mata-burro danificado: moradores ameaçam fechar estradas que cortam a cidade para veículos pesados da mineradora
19/07/2024 – Os moradores de Passabém estão querendo fechar as estradas e suspender o trânsito para caminhões pesados da mineradora Anglo Américan dentro da cidade e nas estradas que cortam a zona rural do município. Eles reclamam que o tráfego dos veículos no local está destruindo as estradas e os mata-burros. A Prefeitura já tentou alinhar uma solução junto à empresa que ficou de fazer os reparos pagando pelos prejuízos. A empresa ainda, teria se comprometido a adotar medidas de mitigação para amenizar os impactos ambientais provocados. Passado mais de ano, entretanto, a mineradora não implantou nenhuma medida.
O vice-prefeito Kleber Batista “Bebinho”, pré-candidato a prefeito e ex-secretário de Transportes da Prefeitura, com atuação direta na manutenção das estradas, disse que a passagem de caminhões pesados pelo local gera o levantamento de muita poeira e aumenta o risco de acidentes, atropelamento de animais, crianças, além de colocar em risco a saúde das pessoas com problemas respiratório. Contudo, ele reconhece o benefício da atuação da mineradora na região, pela geração de empregos em Passabém. Mas para manter o funcionamento do serviço, Bebinho lembra que é importante que a atividade não comprometa a qualidade de vida da população.
“Temos diversos mata-burros que eles danificaram. Levantam muita poeira dentro da cidade e não ajudam em nada. A gente precisa desse progresso porque traz ganho para o comércio, emprego, mas acaba com a estrutura da nossa cidade e isso tem que ser olhado”, desabafou o vice-prefeito. O vice-prefeito contou que o problema já vem ocorrendo desde que a empresa se instalou na região.
As melhorias a serem feitas na área rural que já não são poucas, a passagem diária dos veículos só aumenta as dificuldades. Recentemente, Bebinho disse que a Prefeitura refez pontes quebradas e já está tudo precisando de manutenção de novo.
Prefeitura, para garantir acesso dos moradores, já recuperou vários mata-burros danificados por equipamentos da mineradora
O problema já foi levado para a empresa. Representantes da mineradora se comprometeram, em conversa com ele, a assumir os prejuízos e refazer os mata-burros. Mas isso nunca aconteceu. “Eles estão causando o problema. Se pelo menos a empresa fornecesse os trilhos para recuperação dos mata-burros que destrói e colocassem um caminhão pipa para molhar a estrada e diminuir a poeira, já ajudaria. Mas não querem fazer nada”.
Mineradora se desvencilha do problema diz que está aberta ao diálogo
Procurada pela reportagem, a Anglo American explicou que o assunto referente a utilização das estradas vicinais do município de Passabém é alvo central de tratativas entre a empresa e o município. A empresa garantiu que já acionou suas equipes para averiguar a situação de um mata-burro danificado supostamente pela passagem dos caminhões, conforme tratado com a Prefeitura. Para se desvencilhar da responsabilidade, a Assessoria de Imprensa da mineradora alegou que a utilização da estrada vicinal dos distritos não é feita diariamente. Segundo a nota, isso ocorre esporadicamente e os veículos são equipados para prevenir agressão à infraestrutura, o que de fato, conforme reclamação, não é verdade.
A nota garante apenas que a empresa está sempre aberta ao diálogo.
Íntegra da Nota
“A Anglo American informa que já acionou suas equipes para averiguação e tratativas relacionadas ao mata-burro da estrada vicinal utilizada para acesso à faixa de servidão e está em contato constante com os representantes municipais para acompanhamento da atividade. Além disso, destaca que a circulação de veículos pesados a serviço da empresa na região de Passabém (MG) ocorre apenas esporadicamente, e que esses veículos possuem limitador de velocidade e têm circulado no limite de segurança das vias rurais, que é de 40km/h.
A Anglo American segue em diálogo aberto e transparente com as comunidades anfitriãs dos seus empreendimentos. Para dúvidas, sugestões ou reclamações, os contatos do Fale Conosco são: 0800 941 7100 e faleconosco@angloamerican.com”..