Alunos e professores fazem manifestação em São Gonçalo nesta quinta

Com cartazes e gritos ‘municipalização, na minha cidade não’ professores e alunos chamam atenção na porta da Câmara

03/08/2023

Alunos e professores da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, instalada no Centro de São Gonçalo do Rio Abaixo, fazem, na tarde desta quinta-feira (3), manifestação na porta da Câmara Municipal.

O movimento ocorre devido a possibilidade da aprovação do projeto de lei, apresentado pelo Governo Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” (PDT), que prevê a municipalização do ensino fundamental I da escola estadual.

A aprovação da medida ocorreria às 18h de quinta-feira (27/7) em uma reunião extraordinária convocada as pressas pelo presidente da Câmara, Diego Ribeiro (PDT). Contudo, a sessão foi cancelada por volta das 15h do mesmo dia, no momento em que vereadores Cássio Túlio Rodrigues Silva (PTB), líder da oposição na Câmara, e Marcos Bicalho “Kito” (PSDB) impetravam, no Fórum de Santa Bárbara, mandado de segurança com pedido de liminar contra o prefeito e o presidente da Câmara devido a reunião, cancelada, para tramitação do projeto.

A comunidade escolar e os vereadores entendem que a mudança deve ser discutida em audiência pública, recusada, até então, pelo Governo Municipal.

A previsão é de que o projeto seja apreciado na reunião da Câmara Municipal de hoje, às 18h, com grande público e possibilidade de ser aprovado devido Nozinho ter a maioria dos vereadores como aliados.

A sessão de hoje é a primeira após o segundo recesso remunerado de 30 dias dos vereadores. O primeiro foi em janeiro deste ano. Aguarde para mais informações.

Matéria relacionada:

Ação de vereadores força cancelamento de reunião sobre municipalização do ensino estadual em São Gonçalo