Alunos de Santa Bárbara são destaques em Mostra Brasileira de Foguetes

Ao todo, seis estudantes se destacaram nos níveis 1 e 2, dentre 119.432 participantes, distribuídos por 2.130 escolas de todo o país

A organização da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes(Mobfog) divulgou, no último mês, o resultado. Alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino estão entre os premiados, com medalhas de bronze, prata e ouro.

A competição foi realizada no dia 18 de maio e reuniu 119.432 participantes de 2.130 escolas de todo o Brasil. Esses números enaltecem ainda mais o feito de nossos alunos.

As escolas ofertaram aulas de fundamentação teórica e parte prática, envolvendo textos informativos, vídeos, estudo noturno com apreciação do céu e astros celestes, bem como a localização e identificação de constelações e planetas visíveis, dentre outros experimentos. Os alunos confeccionaram os foguetes, com a ajuda da família, usando materiais como garrafa pet, canudos de refrigerante e de papel. O lançamento aconteceu no Centro Esportivo (Cesb) e nas dependências da Escola Marphiza Magalhães Santos, numa competição que premiou os foguetes que viajaram as maiores distâncias.

Na Escola Municipal Chico Severino, a professora Silvia Letícia Rezende foi a representante de uma participação que rendeu três medalhas, sendo uma, dourada. Os alunos premiados foram Felipe Gabriel Silva de Souza (bronze – nível 2), Vinícius Miguel Silva (prata – nível 2) e Miguel Felipe Silva (ouro – nível 2).

Já na Escola Municipal Marphiza Magalhães Santos, mais três medalhas vieram para o Município. Sob coordenação da professora Ana Maria da Silva Lima de Figueiredo saíram vencedores os estudantes Emily Lara de Souza (bronze – nível 2), João Cleber Silva (bronze – nível 1) e Larissa Gabriela Barreto (prata – nível 2).

É importante destacar que o nível 1 é destinado aos alunos regularmente matriculados do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, e o 2 aos estudantes do 4º ou 5º ano do ensino fundamental.

A Mobfog é organizada, anualmente, por uma comissão de astrônomos profissionais, que pertencem à Sociedade Astronômica Brasileira, e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira. A Mostra é realizada em todo o Brasil e envolve alunos de escolas públicas e privadas.