Alunos de projeto esportivo em Santa Maria de Itabira recebem uniformes novos

Representantes da ONG Ajudôu, secretária Carol, vice-prefeito André Torres e crianças do projeto com os uniformes

1º/11/2024 – Uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria de Itabira, projeto Vale Esporte, Secretária Municipal de Esporte e Lazer e ONG Ajudôu, está proporcionando mais qualidade de vida para crianças e adolescentes santa-marienses, que receberam na última semana os uniformes padronizados para as aulas gratuitas de futsal.

No total, 100 alunos do projeto, moradores da comunidade do Barro Preto e bairro Chaves, foram contemplados.

Os uniformes são compostos por quatro peças: short, meião e tênis, além da camisa do projeto. As crianças e adolescentes receberam os uniformes acompanhados dos pais.

De acordo com a secretária municipal de Esporte e Lazer, Carol Garajau, a realização do projeto em Santa Maria de Itabira é uma oportunidade de incluir de maneira saudável e educativa. Esse é o terceiro da parceria que busca trabalhar a autoestima do aluno durante todas as etapas de aplicação.

Ela destaca que com o objetivo de proporcionar desenvolvimento pessoal e fortalecer os laços comunitários, o projeto incentiva não apenas a melhoria das habilidades esportivas dos participantes, mas também o cultivo de valores fundamentais como disciplina, respeito e trabalho em equipe.

“Além de querer desenvolver as habilidades dos atletas, com o Vale Esporte temos uma ferramenta para promover a inclusão social. Isso inclui o respeito, a educação que é muito além de só desenvolver a parte atlética do aluno. Essa iniciativa em ajudar a alavancar o nosso trabalho durante um ano. Vamos buscar resgatar as nossas crianças por meio do esporte”, salientou a secretária.

Ela destacou ainda o conforto que o material recebido traz para um trabalho de qualidade e motivador para a criança.

Os alunos receberam, além do uniforme, material esportivo para os treinos e contam com o suporte de um professor qualificado

Realizado pela ONG Ajudôu em parceria com a Prefeitura, o projeto acolhe crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. A iniciativa conta com o patrocínio da empresa Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

  • Projeto e ONG

O Ajudôu é uma Organização Não Governamental (ONG), fundada em 1995 e conta com o patrocínio da mineradora entre parceiros para financiar o esporte para crianças e adolescentes.

A ONG oferece aulas gratuitas de várias modalidades esportivas, como judô, futebol e vôlei, visando a inclusão social em comunidades vulneráveis.

Além de saúde e bem-estar, a ONG tem como objetivo reduzir a evasão escolar e fortalecer o senso de comunidade entre os jovens beneficiados. Por isso, para participar o aluno deve estar matriculado em uma escola da cidade e comprovar frequência nas aulas.