“Essa base representa um avanço importante para a nossa região, ampliando o acesso da população a atendimentos de urgência”, disse Geraldo Abade (centro)
12/05/2025 – O governo cocaiense recebeu na quinta-feira (9), o prefeito de Itabira e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Piracicaba (CISURG), Marco Antônio Lage. O objetivo da visita foi apresentar a Marco Lage as instalações da base de apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Barão de Cocais, que funcionará anexa à UPA Luiz Alberto Pinto Coelho, no bairro Viúva.
Barão de Cocais fará parte da rede de cobertura do Samu Regional, sob gestão do CISURG, que reúne 27 municípios. A cidade será uma das seis bases de apoio do serviço, fortalecendo o atendimento de urgência e emergência em todo o território.
A principal diferença do Samu para o serviço de socorro existente no município – o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Barão de Cocais (SAMUB) – é o fato de o Samu dispor de uma central de regulação médica integrada e maior capacidade técnica de resposta às emergências. O governo municipal, inclusive, estuda a incorporação do SAMUB ao Samu regional.
“Essa base representa um avanço importante para a nossa região, ampliando o acesso da população a atendimentos de urgência, dentro de um sistema intregrado em toda a região”, citou o prefeito Geraldo Abade, ao lado do vice, Bruce Padovani, e do secretário de Saúde, Edson Santos.
Já Marco Lage reiterou o avanço que a nova base representará para a saúde regional. “Temos uma central em Itabira já montada, mostrando o posicionamento de todas as ambulâncias em todo esse território. Aumentar essa cobertura com mais essa base de apoio é fundamental e vai melhorar muito o atendimento do Samu em nossa região. Essa é a nossa expectativa”, afirmou.
A previsão do consórcio é que a base local entre em operação até o início de agosto.