Afirmando que a Prefeitura de João Monlevade chegou ao máximo quanto ao que se possibilita dar de reajuste salarial ao servidor público municipal, a Secretaria Municipal de Fazenda disse que o índice de 3,29% é o que pode ser oferecido, inclusive tratando-se do maior índice de reajuste salarial oferecido na região.
A equipe econômica da Prefeitura ressaltou que as constantes quedas na receita, bem como os recursos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) retidos pelo governo do Estado, têm prejudicado a economia do Município.
A prefeita Simone Carvalho Moreira ressaltou que os servidores municipais são merecedores de um reajuste melhor, disse que a Administração está fazendo o que pode e ressaltou que continuará administrando com responsabilidade, procurando investir, através de cada setor público, em favor de todo o município.
Para se ter uma ideia, enquanto a prefeitura monlevadense oferece aos servidores o reajuste de 3,29%, as Prefeituras de Santa Bárbara e Nova Era ofereceram 2,07%, e a Prefeitura de São Gonçalo ofereceu 2,84%. Outras Prefeituras ainda não se manifestaram quanto aos reajustes a serem oferecidos este ano. No setor privado, a Usiminas ofereceu 1,84%, de imediato, mais 0,5% em março. A Aperam/Timóteo ofereceu 1,83% e a ArcelorMittal ofereceu 1,63% mais PLR.