Começou a chover, é hora de espalhar os baldes e retirar dos locais mesas, computadores e impressoras
- DESCASO
“A cidade está estagnada e o povo não vê as realizações prometidas em campanha”, diz morador
27/03/2024 – Passa por um estado de caos a sede do Programa Saúde da Família (PSF) que atende os moradores dos bairros Juca Rosa e Praia II, instalado próximo ao Fórum Trabalhista, na avenida Prefeito Li Guerra.
Nossa reportagem esteve lá, na sexta-feira (1º/3) à tarde, coincidentemente quando uma forte chuva caiu na região. Nesse meio tempo, constatamos como verdadeiras as denúncias feitas por usuários dessa unidade de saúde, de que quando chovia, os funcionários tinham que afastar móveis e colocar baldes por todos os cantos para impedir o alagamento do ambiente. Realmente, presenciamos o descaso do Governo Municipal para com o PSF, que atende moradores de uma região carente e de moradores simples e de poucos recursos, que procuram ali um alívio para seus problemas de saúde.
Prefeitura ignora situação
Nos cantos das paredes, a água da chuva escorria do teto em grande volume pela recepção e pela sala de acolhimento. Nesta sala, a mesa da técnica de enfermagem que faz a triagem, teve que ser afastada para evitar que o móvel e documentos fossem perdidos. Um balde foi providencialmente colocado para evitar inundação dessa sala. Na recepção, onde dois funcionários fazem o atendimento ao público, baldes estavam postos sobre o balcão nos locais onde havia goteiras e os computadores tiveram que ser afastados para evitar danos aos equipamentos e documentos ali armazenados. Usuários demonstravam espanto com a situação e, funcionários do setor, constrangidos, ouviam críticas à gestão pública da cidade, sem poderem se manifestar diante das evidências.
O intenso calor daquela tarde provocou o desconforto de algumas pessoas que aguardavam atendimento médico e irritação ao saberem que os dois aparelhos de ar-condicionado não funcionavam havia muito tempo, estragados e sem manutenção. Pelas imagens, pode-se ver que a sede do PSF precisa também de pintura.
“O itabirano não aguenta mais ver tamanha incapacidade da gestão do município e aguarda respostas do senhor prefeito sobre suas viagens a Brasília, pelo menos quatro, desde sua posse, além dos Estados Unidos e Espanha. Que frutos elas trouxeram para nossa cidade?”, questionou uma moradora da região, que estava no PSF aguardando atendimento.
“A cidade está estagnada e o povo não vê as realizações prometidas em campanha”, diz um morador do Juca Rosa.
“Talvez o slogan de ‘O Amanhã Feito Hoje’, pudesse ser trocado por “Hoje, Um Retorno ao Passado”, sugeriu outra moradora. Todos pediram anonimato para garantir privacidade.
- Matéria publicada na edição 806 do Folha Popular