EXPANSÃO
08/06/2025 – A Cervejaria Prussia Bier, de São Gonçalo do Rio Abaixo, está de mudança para Nova Lima. A instalação na Região Metropolitana de Belo Horizonte faz parte de um plano de expansão que se prepara para dobrar sua capacidade produtiva. A projeção de crescimento passa da produção dos atuais 80 mil litros por mês para 160 mil litros, segundo informou o empresário-proprietário, Fernando Couto.
Além de produzir os próprios rótulos, em Nova Lima, a Prussia vai assumir também o processo de produção e envase de bebidas de outras marcas do setor. Com isso, a capacidade de produção do envase passa de mil latas por hora, para seis mil latas por hora.
A decisão da Prussia acompanha uma tendência entre as cervejarias mineiras. A fábrica vai funcionar no bairro Jardim Canadá, considerado polo cervejeiro, um dos principais do país. “Nós estamos indo para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e vamos funcionar no Jardim Canadá, que é o celeiro natural de bebidas. Diversas cervejarias artesanais foram e continuam a ser instaladas nesse local. Em todo o estado de Minas Gerais existem atualmente mais de 222 cervejarias e ao dar esse passo definitivo, a Prussia Bier se mantém como competitiva e avançando”, comemorou o empresário.
Aumentar a capilaridade de vendas é outro objetivo que ajudou na decisão do empreendimento. Atualmente, a cervejaria atende diretamente demandas do Vale do Aço, Médio Piracicaba e grande BH, além de 100 pontos de venda terceirizados espalhados por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mas 70% da demanda está concentrada na Região da Metropolitana Belo Horizonte.
Apesar da transferência da fábrica de São Gonçalo do Rio Abaixo para Nova Lima, a empresa não estará encerrando suas atividades na cidade onde nasceu. No município, será mantido um centro de distribuição da bebida. “Estamos levando a produção para Nova Lima. A unidade de São Gonçalo passa a funcionar como distribuidora. Então não estamos encerrando ou fechando as portas”, afirmou o empresário.
Embora não tenha arriscado nenhum número, Fernando Cota disse que a empregabilidade no município de origem pode até aumentar e que a população nem perceberá a mudança. Tudo que a população vai saber, é o que for contado. Por outro lado, uma vez que estão em processo de ascensão, todos ganham: a cidade, a clientela e a marca.
Fernando Cota disse reconhecer o que São Gonçalo foi e representa para a Prussia e afirma que isso não vai mudar. “É importante dizer, enquanto empresa, que a gente espera e continua contando com o apoio da cidade tanto institucional e clientela”, disse o empresário.
- Matéria publicada na edição 830 do Folha Popular