Reclamações sobre a qualidade da água inundaram as redes sociais com fotos, vídeos e depoimentos. Não é a primeira vez que o fato é registrado e o Saae, até então, sempre saiu imune
12/11/2023 – Desde sábado (11), inúmeros clientes do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae), autarquia da Prefeitura de Itabira, inundam as redes sociais com vídeos, fotos e depoimentos sobre o mau cheiro e a cor turva da água fornecida pelo Saae.
Ainda no sábado, após as reclamações, a Assessoria de Comunicação da autarquia enviou comunicado dizendo que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, a principal da cidade, teria o fornecimento suspenso para análises.
Na tarde deste domingo (12), o Saae informou que a ETA Pureza voltou a operar normalmente e que a água distribuída para a população está dentro dos parâmetros da legislação. O Saae recomendou o esvaziamento das caixas com a água acatingada e suja, independente do volume e do prejuízo que isso possa representar ao cliente.
- Própria empresa vai fornecer análise
Este tipo de situação requer um mínimo de decência e transparência do Saee, que garantiu, sem rodeios, que técnicos da própria empresa fizeram coleta da água em diversos locais, e também na ETA, e que o resultado da análise de microbiologia será divulgado na noite de hoje (12). O ideal, ou justo, seria uma análise independente, pois não é a primeira vez que os clientes reclamam deste tipo de situação que, conforme últimas análises dos técnicos do Saee, não houveram erros e o punido, com o prejuízo, é sempre o consumidor.