Projeto TEAmar de Itabira atende 30 crianças com autismo em creche da APMI

Parceria com o supermercado ajuda no desenvolvimento do Projeto Social TEAmar, na creche do Bethânia

23/09/2024 – Pelo menos 30 crianças portadoras da Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão tendo acesso a tratamento e ações para o seu desenvolvimento cognitivo em Itabira, proporcionado também pelo programa Troco Solidário.

Em parceria com o supermercado MartMinas, a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) desenvolve o Projeto Social TEAmar, na creche do Bethânia. O objetivo é proporcionar a avaliação e intervenção precoce de crianças com diagnóstico ou suspeita de Transtorno do Espectro Autismo de famílias de baixa renda ou em vulnerabilidade social.

A síndrome do autismo compromete a socialização, comunicação e a imaginação das crianças

O autismo é um tipo de transtorno que traz dificuldades nas capacidades de comunicação e interação de uma pessoa.

Estudos mostram que a síndrome do autismo compromete a socialização, comunicação e a imaginação das crianças. As características se manifestam durante a primeira infância. De acordo com especialistas, o diagnóstico precoce e a intervenção psicoeducacional guardam estreita relação com o desenvolvimento da criança.

No programa TEAmar, as crianças recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos que atuam como Acompanhantes Terapêuticos (ATs) e psiquiatras cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de voluntários e profissionais da educação.

Pelos protocolos de saúde intelectual, na intervenção precoce, a equipe multidisciplinar deve incluir ainda a atuação fonoaudiologia e terapia ocupacional.

“A intervenção precoce é considerada o padrão-ouro para o tratamento do TEA. Ela é importante porque ajuda a criança a desenvolver habilidades comunicativas e sociais, além de evitar que atrasos se transformem em dificuldades no futuro”, esclarece a entidade.

A expectativa é difundir a informação para a importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce pode permitir que as famílias busquem os caminhos para desenvolver suas crianças a superarem seus desafios e exercitarem suas habilidades.

Com o projeto TeAmar, a expectativa da Associação Nossa Lar é difundir a informação, de modo a sensibilizar a população em geral, para a importância do diagnóstico precoce, para ações de intervenção com a criança e estimular novas parcerias que gerem valiosos frutos.

Alguns dos objetivos da intervenção precoce são:

  • Aumentar o potencial de desenvolvimento social e de comunicação da criança
  • Melhorar a qualidade de vida da criança
  • Reduzir comportamentos problemáticos, como agressão, estereotipias e autolesões
  • Diminuir as angústias da família
  • Transtorno do Espectro Autista: informação de qualidade

Troco Solidário

O projeto consiste na arrecadação de moedas que os clientes doam nos caixas das lojas quando fazem suas compras. O dinheiro é investido em benfeitorias de instituições, que são cadastradas, apresentando seu histórico, documentos, e são visitadas pela equipe para uma triagem.