- As atividades serão oferecidas por meio do Termo de Fomento Nº 007/2023 firmado entre a instituição e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo
A primeira oficina do projeto Revigorar – Oficinas de trabalhos manuais, abre as inscrições a partir desta quarta-feira (1º de março), com 15 vagas para o curso de Crochê de Grampo. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no Mercado Municipal, 2º piso, sala 47, no horário das 14h às 16h.
Pelo Termo de Fomento assinado entre Prefeitura de Itabira, por intermédio da SMDECTIT, a Associação dos Artesãos Itabiranos – Fazendo Arte (Aifa), receberá um repasse de R$ 87 mil para desenvolver o projeto, que visa gerar emprego e renda para a comunidade. Serão ministradas 12 oficinas, uma por mês, com entrega de certificados.
O recurso financeiro será pago em 12 parcelas de igual valor e vai garantir capacitação às pessoas interessadas em aprender um novo ofício, ter uma fonte de renda extra e se beneficiar da capacidade de melhorar a saúde mental, com a produção de peças artesanais.
“Itabira precisa diversificar o seu campo de atuação e essa parceria com a Associação dos Artesãos veio para que pudéssemos trazer uma vertente de desenvolvimento sustentável, com capacitação profissional para garantir o conhecimento. É a Prefeitura investindo em pessoas”, destaca Flávio Pena, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Ao longo do ano, ainda serão oferecidas oficinas que ensinarão as técnicas de trabalhos com biscuit, pintura em tecido, tricô e crochê, como decoupage, arte abstrata em tela, macramê, artes sacras, bordado em pedraria, velas aromáticas e cabelo confeccionado com fibra de bananeira. A estimativa é atender cerca de 15 alunos em cada atividade.
Para a presidente da associação Sheila Furtado Kimura, o desenvolvimento de trabalhos manuais incentiva a imaginação e criatividade, podendo ser um forte aliado ao tratamento de depressão e ansiedade. “Esta é uma oportunidade da população descobrir novas habilidades, desenvolver a coordenação motora, incentivar o empreendedorismo, além de reforçar o trabalho da associação”, disse Sheila.