Projeto de Santa Bárbara torna-se trabalho científico

Iniciativa da Prefeitura, idealizada em 2017, foi estudada por professores e estudantes da Ufop e Ufla e apresentada no evento “Seminários em Administração” (Semead), na última semana, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

Na última semana, o assessor de Governança Pública da Prefeitura de Santa Bárbara, Felipe Guerra, que também é aluno da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), apresentou, junto às professoras da Universidade Federal de Lavras, o trabalho sobre o Prêmio Saber no evento “Seminários em Administração” (Semad), em sua 21ª edição, na Universidade de São Paulo.

O projeto Saber, criado pela Prefeitura, agora, é uma prática de gestão estudada por universitários, sendo, hoje, uma produção científica, aprovada e selecionada para apresentação dentre um total de 2200 trabalhos participantes. Durante o evento, foram publicados outros três trabalhos no mesmo painel, da área e tema, intituladas Casos de Ensino.

São eles: “Empresas sustentáveis e valiosas: um caso de ensino sobre a decisão de parceria ou investimento em ações da Cemig” (alunos das universidades federais de Uberlândia e de Goiás), “Eu sirvo à administração ou perco meu emprego? O caso da Universidade Vale dos Sonhos” (alunos da Universidade Federal de Goiás) e “Nubank” (aluno da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).

O moderador foi Douglas Murilo Siqueira (Faculdade de Administração da FESPSP – FADFESPSP) e a debatedora, Viviane Bezerra Menezes PenhaIbel (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA).

O Semead é um dos maiores eventos de administração do Brasil, realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Neste cenário, o projeto idealizado pela Prefeitura de Santa Bárbara foi elogiado e reconhecido pelos avaliadores como uma iniciativa de valorização do servidor público.

O trabalho científico, além de Felipe Guerra, tem como autoras Elaine Santos Teixeira Cruz, Jéssica de Carvalho Machado e Dany Flávio Tonelli, da Universidade Federal de Lavras.

O Prêmio Saber

Após um projeto piloto com os professores da Rede Municipal de Ensino, no ano passado, em fevereiro de 2018, a Prefeitura de Santa Bárbara lançou, durante o III Fórum de Gestão Pública, o Prêmio ‘Saber’ – Quem Participa, Inova (Lei Municipal 1860/2018), com a finalidade de reconhecer as boas práticas de gestão empreendidas pelos servidores municipais.

Conheça o trabalho apresentado no Semead: https://bit.ly/2zS97uM