Projeto de integração da Cenibra completa 15 anos em Peçanha

(FOTO): Unieco é estratégica no fortalecimento do desenvolvimento educacional dos jovens de Peçanha.

Crédito: Edmar Silva

A Unidade de Integração Empresa Comunidade (Unieco), criada pela Cenibra em Peçanha, completa 15 anos.

O conceito unidade baseia-se na estruturação de centros de vivência e educação ambiental, com o objetivo de conscientizar as comunidades com relação às questões ambientais contemporâneas, a importância ambiental, social e econômica de uma empresa de base florestal, bem como aos aspectos técnicos e ambientais da cultura do eucalipto e suas utilidades como matéria-prima para uma série de produtos presentes no dia-a-dia das pessoas.

A Cenibra conta com duas unidades estruturadas: a primeira na RPPN Fazenda Macedônia, a segunda em Peçanha.

Nos últimos anos, além de mudar para a região central da cidade, novos projetos foram implantados na Unieco Peçanha, proporcionando inclusão digital para os jovens como extensão das atividades educacionais, promovendo assim maior integração. O espaço também passou a contar com atividades de reconto (contaçãode histórias) como estratégia de estímulo à leitura, resgate cultural e formação de cidadãos.

Um espaço de convivência, com amplo acervo bibliográfico, sala audiovisual e de informática, a Unieco também é ponto estratégico de apoio a projetos culturais viabilizados pelo Instituto Cenibra, ações de relações institucionais, relacionamento com parceiros do Programa Fomento Florestal e etc. Em média, são 9 mil atendimentos ano. Estimativas indicam mais de 135 mil atendimentos em 15 anos de existência. No local, funciona ainda uma ação educativa de cinema comentado com estudantes da rede pública de ensino.

“Totalmente integrada ao dia a dia de Peçanha, a Unieco é um marco do Investimento Social Corporativo da enibra no local, uma vez que está de portas abertas para o relacionamento transparente, ético, responsável e com visão de contribuir para o desenvolvimento sustentável e integrado”, analisa Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, também responsável pelo Instituto Cenibra.

Para Ivone Brandão, responsável pela Unieco Peçanha “este lugar é mais do que um espaço de convivência, da empresa com a comunidade. Trata-se de um instrumento de desenvolvimento humano, que há 15 anos tem participado na formação de cidadãos, com valorização cultural, e visão de futuro”.