Sindicato parabeniza trabalhadores
A Vale divulgou nesta sexta-feira (16) o seu relatório de produção do quarto trimestre de 2017 e concluiu o fechamento do ano. Segundo a mineradora, a produção do minério de ferro atingiu o recorde de 366,5 milhões de toneladas, ficando 5,1% acima de 2016. Em Itabira a produção de minério de ferro no quarto trimestre de 2017 fechou em 10,3 milhões de toneladas, 20,5% a mais do que no mesmo período de 2016.
Os números apresentados pela mineradora destacam o ramp-up do projeto S11D em Carajás e à maior produção na planta Conceição I no Sistema Sudeste, em Itabira, cujo ramp-up foi concluído em 2016. O termo ramp-up significa a fase inicial da produção industrial, visando a comercialização de um novo produto.
As minas de Itabira fecharam a produção em 2017 em 37,8 milhões de toneladas, correspondendo a 10,3% do total da produção da empresa no ano passado. A produção de Itabira foi 13,4% a mais do que em 2016.
A direção do Sindicato Metabase de Itabira e região comentou sobre a produção da empresa. De acordo com o presidente, Paulo Soares de Souza, os trabalhadores itabiranos estão de parabéns pelo esforço e dedicação na produção de minério de ferro este ano.
“A Vale não está em Itabira por que é boazinha, ela está em Itabira por que nosso minério é bom. Os números mostraram o empenho dos nossos trabalhadores, que estão de parabéns. Um aumento de 13,4% a mais do que em 2016 deixa claro que a Vale precisa valorizar os nossos trabalhadores com uma PLR [Participação os Lucros e Resultados] mais justa”, defendeu o presidente.
O Sistema Sudeste- que compreende os complexos de Itabira, Minas Centrais e Mariana, produziu 26,0 milhões de toneladas no quarto trimestre de 2017, ficando o volume 0,9 milhões de toneladas menor do que no terceiro trimestre de 2017, devido, principalmente, às ações da Vale para reduzir oferta de material de baixo teor e alta sílica, bem como à sazonalidade climática.