O Procon verificou os valores aplicados para 11 produtos de alimentação e condimentos
A fim de monitorar o mercado e proporcionar uma referência de preços aos consumidores itabiranos, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Itabira) está oferecendo um novo serviço. Por meio da rede social Instagram, o órgão publicou uma pesquisa comparativa de preços dos itens da cesta básica. A ideia é renovar a lista a cada mês.
A coleta de dados, realizada pelo setor de Educação e Pesquisa do órgão, aconteceu no dia 11 de julho em 10 estabelecimentos comerciais localizados em regiões distintas. Os supermercados mais conhecidos, todos entraram na lista: Mart Minas, Nova América, SJ, JL, Diógenes, Kipãozão, Almeida, Pag Pouco, Villefort e Nova Europa.
A próxima lista poderá incluir outros estabelecimentos.
O Procon verificou os valores aplicados para 11 produtos de alimentação e condimentos, entre arroz, feijão, óleo de cozinha, café, molho de tomate, macarrão, tempero, sal, biscoito, farinha de mandioca, milho verde, canjiquinha, com preços variando de R$ 80 a R$ 122.
O secretário Executivo do Procon Itabira, Lucas Demian Almeida Torres, ressalta que esse trabalho visa estimular os consumidores a realizarem a pesquisa de preços e proporcionar monitoramento de mercado, contribuindo, inclusive, para a apuração de eventuais denúncias.
“Nós estamos disponibilizando as pesquisas no Instagram do órgão. É um auxílio ao consumidor”, reforçou o secretário executivo.
Os dados mantêm o consumidor informado sobre a variação de preços, de maneira que eles tenham conhecimento sobre a média dos valores aplicados para os produtos, facilitando na identificação de eventuais abusividades. Esse levantamento também auxilia as equipes de fiscalização na verificação de possíveis cobranças abusivas e na apuração de denúncias.
Com a pesquisa em mãos, o consumidor ainda poderá avaliar onde os preços estão oscilando e dar preferência a um estabelecimento de sua confiança.
A iniciativa, também está sendo empregada para auxiliar o consumidor em datas especiais. Esse foi o caso do Dia dos Pais. Além de dar dicas de presentes, o Procon mostra preços de artigos mais procurados para presentear na data. A expectativa é repetir a pesquisa no Dia das Crianças, em 12 de outubro, e no Natal.
A variação do preço do botijão de gás também pode ser conferida em vários estabelecimentos na página do Procon no Instagram.
Matéria publicada na edição 767 do Folha Popular