É grande o número de reclamações recebidas pelo Procon Itabira quanto à liberação de empréstimos pessoais sem a devida autorização do beneficiário. De 4 de janeiro até 1º de março, o órgão de defesa do consumidor no município registrou 85 atendimentos relacionados a fraudes desta categoria. Geralmente, os golpes são aplicados por telefone, mensagens de celular (SMS) ou por aplicativo de conversas.
Segundo a secretária-executiva do Procon, Virgínia Cleiston Magalhães Menezes Cruz, há golpistas que obtêm dados das pessoas pela internet e fazem depósitos nas contas delas sem prévia autorização. Posteriormente, as vítimas recebem boletos de cobrança ou têm valores descontados automaticamente de suas contas. Os valores cobrados chegam a ser o dobro ou triplo do que foi depositado.
“É importante que os consumidores desconfiem sempre quando a situação parecer muito vantajosa, uma vez que notícias e ofertas falsas são usadas para atraí-los. Evitem abrir links desconhecidos que são enviados por e-mail e WhatsApp, por exemplo, pois, ao clicar, terão seus dados clonados pelo estelionatário”, alerta Virgínia Cruz.
Como proceder em caso de golpe
Os consumidores podem registrar as reclamações no escritório do Procon Itabira, localizado na avenida Mauro Ribeiro Lage, nº 586 – loja 02, bairro Esplanada da Estação. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, por ordem de chegada. É necessário levar os documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e todos os comprovantes que envolvam a relação de consumo, como nota fiscal, contrato e faturas, por exemplo.
Ressalta-se que o órgão está seguindo os protocolos indicados pelo Ministério da Saúde quanto à prevenção do novo coronavírus: há disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura na entrada e distanciamento nos atendimentos. Outras dúvidas sobre o atendimento do Procon podem ser esclarecidas pelo telefone 3839-2220.