Prefeitura é primeiro órgão público do Brasil a receber curso de Design Sprint do Sebrae

Esta foi a premiação, ofertada pelo Município, aos maratonistas que desenvolveram soluções inovadoras para o serviço público, durante o IV Fórum, dentro da Gestão 5.0. Nesta oportunidade, eles trabalharam ideias para desenvolver a Infraestrutura e a Mobilidade Urbana de Santa Bárbara.

Design Sprint. Desenvolvido pelo Google Ventures, o Design Sprint é uma ferramenta focada no usuário e que objetiva agilizar o trabalho de prototipação e validação de ideias antes de um produto ser desenvolvido. A metodologia é baseada no Design Thinking e promove o trabalho cocriativo envolvendo profissionais de diversas áreas. Neste contexto, a Prefeitura de Santa Bárbara foi o primeiro órgão público do Brasil a ofertar esse curso, aplicado pelo Sebrae.

O curso. Os participantes da maratona Hackathon, que aconteceu em abril, durante o IV Fórum, ganharam este curso, que durou três dias, como premiação. Divididos em nove grupos com componentes de diversas áreas de atuação e orientados pelas analistas de Marketing do Sebrae, Fabiana Schimitz e Marina Moura, os maratonistas desenvolveram soluções para os problemas que envolvem Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Município, sendo este, um dos pilares da Gestão 5.0.

Etapas. Em um primeiro momento, os participantes identificaram os problemas acerca dessa temática e depois escolheram o produto para trabalhar. Na sequência, foi realizada a ideação e a prototipagem e, por fim, os testes de viabilidade, junto aos feedbacks.

A finalidade do curso não foi apenas criar soluções, mas também fazer com que os maratonistas conhecessem e criassem familiaridade com a ferramenta, a fim de aplicar no dia a dia do trabalho.

Conheça as soluções. Os três dias de imersão, que aconteceram no espaço cedido pela Acisb/CDL, trouxeram vários insights envolvendo soluções como propostas de acessibilidade, estacionamento rotativo, aplicativo de mobilidade, ciclovia, projeto de requalificação urbanística, dentre outros. As apresentações das ideias/protótipos foram acompanhadas por representantes do poder público municipal e empresários locais. Os projetos são apenas um primeiro passo dentro deste complexo cenário da mobilidade no Município e ainda requerem estudos técnicos.

Conheça:

Busca Vagas: A proposta é criar um sistema de rotativo digital e um aplicativo de monitoramento de vagas, em tempo real, para o Centro. A finalidade dessas ideias é democratizar o espaço público.

Ciclovia Santa Bike: A ideia é a criação de uma ciclovia abrangendo a região Centro-Sul, ligando os bairros mais populosos à área central, a fim de desafogar o trânsito. O trajeto proposto, que contempla Ramal dos Ferroviários, São Vicente, São Bernardo, Residencial Santo Antônio, Monte Carlo, Nova União e Centro, terá bicicletários em pontos estratégicos.

Cidade Inteligente – Santa Bárbara: A equipe propôs realocar o terminal rodoviário e transformar o espaço em um Centro Cultural. Além disso, a ideia é criar um estacionamento rotativo, que teria suas multas revertidas na construção do Centro, e um bicicletário, estimulando uma alternativa de transporte.

Mobilidade e Acessibilidade: O objetivo é padronizar e melhorar as vias para deficientes temporários e permanentes. Para isso, a ideia é instalar rampas de acessibilidade móveis e semáforos sonoros.

Mobilidade na 3ª Idade: A finalidade do projeto é aumentar a independência de pessoas idosas, tornando-as mais ativas ao criar um ônibus adaptado para trazer os integrantes da 3ª idade à região central.

Novos Caminhos: Com o objetivo de evitar os tradicionais congestionamentos e melhorar o fluxo na área central, a proposta é investir em novos lugares de estacionamento, num rotativo e em mudanças no tráfego, instituindo, por exemplo, mão-dupla em algumas vias. Outra ideia foi criar uma rua ligando o Patronato ao bairro União.

Requalificação do Entorno da Avenida Castelo Branco: A proposta é sinalizar a Avenida em questão com semáforos, reconstruir o canteiro central, retirando as travessias secundárias e dando acesso para pedestres. Além disso, outra ideia é a construção de uma passarela e de um estacionamento rotativo.

Santa Bárbara Acessível: A proposta é criar um projeto de lei de modo a promover a acessibilidade. Com isso, as ideias são exigir que ao pedir alvará de construção, o cidadão contemple acessibilidade em sua obra e ofertar descontos no IPTU para quem aderir a propostas acessíveis.

Trânsito Sustentável: A equipe encontrou no estacionamento rotativo uma solução inteligente e eficiente para otimizar o trânsito, propondo a melhoria da mobilidade, trazendo assim, mais acessibilidade ao comércio.