Prefeitura de Passabém segue com limpeza, calçamentos e obras

foto: Creche Municipal e ao lado, área de recreação em fase de conclusão

Manter as ruas limpas e obras de edificação e de calçamento tem sido o grande desafio da Secretaria Municipal de Obras de Passabém.

O responsável pela pasta, José Antônio de Oliveira “Zezé”, recebeu nossa reportagem para um breve balanço das ações. Ele destacou a preocupação da administração em manter a limpeza urbana, mesmo agora, no período de chuvas, falou das obras de calçamento, edificações, ligação de ruas, extensão da eletrificação e recuperação e conservação de centenas de quilômetros de estradas rurais do Município.

“Estamos superando desafios devido à retenção de recuros”, diz o secretário José Antônio

“Os desafios são constantes, principalmente com a retenção de recursos de Passabém promovida pelo Governo de Minas, entre os anos de 2017 e 2018. Sem estes recursos, nem tudo que gostaríamos de fazer foi possível, mas com total apoio do prefeito Ronaldo Sá nos esforçamos ao máximo até agora, e não vamos parar até fecharmos a gestão. Foram muitas intervenções, mas destaco a limpeza urbana, que conta com uma equipe compromissada, mesmo agora, no período das águas, temos os calçamentos das ruas Pedro Costa, Antônio Linhares e em andamento, a rua do bairro Papagaio, antigo sonho dos moradores, que tinham dificuldades de acesso, principalmente nos período de chuva, sem contar o risco de graves acidentes, temos também a recuperação e manutenção de nossas estradas de forma constante, construções de várias pontes, construção de gabiões no córrego, obras do velório, o Centro de Reabilitação em andamento, a obras da Creche Municipal concluída, ampliação da Secretária de Educação, várias reformas de casas, maior parte na zona rural, com melhoria de banheiros, construção de muros de contenção, telhados e até casas populares. Vamos levantar os números e lhe passo, mas foram muitas obras em moradias, creio que reduziu bem a demanda”, resume o secretário José Antônio.

  • “O antigo calçamento da rua Pedro Costa estava em péssimo estado, minha avó caiu, eu já caí de bicicleta por causa do calçamento. Com o novo calçamento parece que o morro até diminuiu. Dava muita poeira e quando chovia a enxurrada descia, destruía ainda mais o calçamento, agora com as canaletas e os bueiros isto não acontece mais” Jussara Dellamary
Copasa não comparece a reunião

Foram registrados alguns pedidos de moradores por obras em redes de esgoto de Passabém, contudo, a Prefeitura não tem autorização para promover serviços nas adutoras, que pertencem à Copasa. A Câmara de Vereadores enviou ofício à autarquia do Governo de Minas em setembro, agendando encontro com a comunidade para tais reivindicações, mas nenhum representante da Copasa compareceu, mesmo confirmando presença. Mesmo assim, em casos mais urgentes, a Prefeitura executa alguns serviços e aguarda posicionamento da companhia.

Ronaldo Sá faz considerações

  • O prefeito de Passabém, Ronaldo Agapito de Sá, reconhece o esforço da equipe de obras e sabe que em alguns casos é impossível atender a todos, mesmo com a filosofia de que a gestão não escolhe a quem atender, e sim, aquele que precisa da Prefeitura. “Esbarramos na falta de recursos devido à crise nacional e à falta de repasses do Governo de Minas. Mas com responsabilidade, enxugamos a máquina pública para manter o bom funcionamento da saúde, educação, assistência social e execução de obras, em favor de todos, pois é preciso conscientizar que a Prefeitura não pode atender apenas um, e sim o coletivo”, diz Ronaldo Sá.
Obras aguardam liberação de convênio

Pelo menos duas importantes obras aguardam a liberação de recursos para serem iniciadas; a ligação e calçamento da rua Domingos Alves com a Pedro Costa e o restante da iluminação da rua Antônio Linhares. Os projetos e planilhas destes dois convênios já foram encaminhados e aguardam a liberação de recursos do Governo de Minas.

  • Antes, a rua Antônio Linhares era bem sofrida, barro, poeira; agora melhorou 100% pra gente
    Cristina Souza
Câmara faz economia e ajuda em calçamento

A Câmara Municipal de Passabém foi parceira da Prefeitura no
calçamento restante da rua Pedro Costa. Foram 240m² de pavimentação,
paga com repasses devolvidos pela Câmara, fruto de economia na gestão
do presidente Rafael Oliveira Costa.
  • “O velório foi construído em um bom lugar e nossa cidade estava precisando de um lugar assim”,
    Gorete Matos
Bairro Papagaio será 100% calçado

Até meados de 2020, 100% da rua com moradias no bairro Papagaio estará calçada. O compromisso é da Secretaria de Obras da Prefeitura. Pelas informações, as obras poderiam estar bem adiantadas, mas esbarram na falta de boa parte dos bloquetes, não entregues ainda pela empresa vencedora da licitação.

Canalização do córrego

Alguns moradores, principalmente os que têm residências próximas ao córrego que divide a cidade, sempre pedem pela canalização do mesmo, fato que esbarra em duas questões cruciais; a liberação de licenças e falta de recursos municipais. A Secretaria de Obras conta que precisou fazer uma mudança de 30 metros no curso do córrego para evitar o desabamento de uma casa, serviço que só foi permitido após a liberação de burocráticas licenças ambientais.

MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO 698 DO FOLHA POPULAR