Prefeitura de Itabira lança o Colab, aplicativo de participação popular e gestão colaborativa

A ferramenta é um canal de comunicação para apontar dificuldades encontradas na cidade, além de ser uma oportunidade para que os cidadãos encaminhem à administração pública sugestões para o futuro de Itabira

Com a proposta de criar um relacionamento direto com o cidadão, a Prefeitura de Itabira lança nesta terça-feira (31) o aplicativo de gestão colaborativa Colab. A ferramenta é um canal de comunicação para apontar dificuldades encontradas na cidade, além de ser uma oportunidade para que os cidadãos encaminhem à administração pública sugestões para o futuro de Itabira.

O aplicativo Colab possibilita que a própria população realize postagens dentro da plataforma sobre as necessidades encontradas no dia-a-dia, ou seja, é uma rede social para a cidadania capaz de dar voz aos cidadãos. Itabira é uma das 150 cidades do Brasil que aderiu a ferramenta de gestão participativa, como o município mineiro de Juiz de Fora, Teresina, no Piauí, Santo André, em São Paulo, Mesquita, no Rio de Janeiro, além do Governo do Rio Grande do Sul.

Dessa forma, o aplicativo pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android e iOS, além de estar disponível também pela internet, no endereço https://www.colab.re/ . Entre as categorias pré-definidas para o envio de posts dos cidadãos, estão temas como entulho na calçada ou na rua, buracos nas vias, iluminação pública, esgoto a céu aberto, poda e retirada de árvore, maus tratos a animais, semáforo quebrado e bueiro entupido ou sem tampa, entre diversos outros.

De acordo com o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, o aplicativo é um importante avanço para consolidar a comunicação entre a população e o serviço público. Segundo ele, o Colab é o lugar onde o cidadão fala e a Prefeitura escuta, trazendo a tecnologia como ferramenta para melhorar a democracia.

“A Prefeitura de Itabira continua inovando também no relacionamento com o cidadão itabirano. O Colab vai permitir ao cidadão se relacionar e se dirigir a todos os órgãos, departamentos e secretarias da Prefeitura. É assim que nós queremos ser mais colaborativos e mais transparentes com o itabirano. É dessa forma que as observações, pedidos, críticas e até mesmo os elogios chegarão aos servidores públicos. O Colab vem para facilitar, para tornar a nossa vida mais fácil, mais rápida e mais participativa. Nós queremos o itabirano dentro da Prefeitura nos ajudando a governar essa cidade”, declarou.

O assessor de Programas e Metas, Gabriel Quintão, destacou a relevância do aplicativo para mudar a vida das pessoas, uma vez que demandas poderão ser atendidas de forma rápida e pontual. “Solicitações que podem parecer simples, comuns no dia-a-dia, mas que precisam ser resolvidas para manter a qualidade de vida do cidadão. Isso sim é transformar a vida das pessoas, é dar dignidade”, afirmou o assessor.

Para Gustavo Maia, fundador e CEO da startup que surgiu em 2013, a Prefeitura de Itabira, ao fazer essa parceria com o Colab, demonstra o cuidado que dedica aos cidadãos, além da importância que dá à opinião e às necessidades do povo. “ Afinal, o Colab é uma ferramenta que viabiliza uma comunicação ágil, fomenta a participação social e estreita o relacionamento entre o gestor público e o cidadão”, pontua o empresário.

Consulta Pública

A primeira ação realizada pela Prefeitura de Itabira no aplicativo é ouvir o cidadão a respeito de onde e como serão utilizados os recursos públicos durante o governo da atual administração. Para isso, a secretaria de Planejamento e Gestão disponibilizou uma Consulta Pública para validar o Plano Plurianual (PPA).

Previsto no artigo 165 da Constituição Federal, o documento reúne as prioridades do governo nos próximos quatro anos. Nele constam as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelos governos Federal, Estadual ou Municipal. A elaboração do PPA é uma forma de dar transparência à destinação dos recursos públicos.

No PPA que será elaborado em setembro, a Prefeitura de Itabira planejará programas e ações que resultarão em bens e serviços para a comunidade a médio prazo (2022 a 2025). O documento pode ser revisto anualmente para atender às novas demandas que surgirem nesse período.

Para a secretária de Planejamento e Gestão, Patrícia Guerra, o objetivo maior é trazer o cidadão para próximo da gestão. “A consulta pública do PPA é a Prefeitura escutando os itabiranos. Com isso, nós vamos saber quais são as prioridades que o cidadão itabirano espera do nosso governo nos próximos anos. O cidadão vai poder opinar se ele quer mais recursos na saúde, educação, saneamento básico ou cultura, por exemplo”, afirma a secretária.

Patrícia Guerra destaca que no dia 9 de setembro haverá uma audiência pública para apresentar o PPA. “Nós inovamos ao fazer uma consulta pública digital. Ou seja, chegamos na audiência pública já sabendo o que o cidadão espera da gente”, completou. Os cidadãos podem participar da consulta pública acessando o PPA no aplicativo.