Prefeitura de Itabira fecha praça e empresa só inicia obra um ano após contratada

A reforma da praça do Rotary, no Amazonas, será executada também pela Ultra Engenharia, por R$ 930.231,00 por meio de ata, sem licitação. O contrato foi assinado em fevereiro de 2023 e só agora há pequena movimentação no local

  • FALTOU PLANEJAMENTO

28/02/2024 – O Paço Municipal não é o único espaço público em Itabira com obras atrasadas. Em 2023, o prefeito mandou fechar diversas praças públicas com indicação de obras. O projeto de revitalização desses espaços promete melhoria e restauração de 25 espaços públicos, sendo 16 praças. Entre elas se destacam as praças José Máximo Rezende Filho, no Campestre, e do Rotary, no Amazonas.

Orçada em mais de meio milhão de reais, a popular praça do Campestre tinha previsão de ser concluída em novembro de 2023. Depois de nove meses interditado para os moradores, o local, que é atualmente um dos principais pontos do Carnaval itabirano, foi reaberto no início de fevereiro para realização da festa popular. Entretanto, para surpresa geral, não foi percebida nenhuma melhoria, além da quadra. Os brinquedos foram entregues faltando parte, como o escorregador, por exemplo. Além de enferrujado, o brinquedo teve a grade de segurança retirada.

Todos os equipamentos de academia ao ar livre foram retirados e o gramado danificado. A esperança dos moradores é de que a obra seja retomada.

Praça do Campestre: obra tinha previsão de ser concluída em maio de 2023, mudou para novembro e em fevereiro deste ano, prefeito entregou serviço incompleto

“Deixaram a praça fechada um tempão e parece que além de não fazerem nada, ainda destruíram o que tinha. E essa é uma praça muito usada por todos, principalmente nos finais de semana e em datas como o Natal. Foi bom abrir para o Carnaval, mas tomara que voltem para fazer o serviço”, reclamou a assistente administrativa, Amanda Silva.

O aposentado José Adalberto de Souza tem opinião semelhante. Ele disse que a comunidade lutou para fazer da praça um ponto referencial do Carnaval da família e concorda que não era justo perder a festa por causa de uma obra atrasada. “A reforma é necessária, mas com o dinheiro investido era para ter uma melhoria real. Penso que a Prefeitura vai voltar para terminar”.

Também interditada para reforma, há 12 meses, a praça do Rotary, no Amazonas, é outra que causa questionamento entre os moradores da região, que querem saber quando o espaço será devolvido para uso público. A praça está fechada desde de 1º de fevereiro do ano passado e só agora, início da segunda quinzena de fevereiro, iniciaram, de forma tímida, uma movimentação no local.

No Machado, a praça passa pelo mesmo problema, contudo, na segunda-feira (19), foram vistos os primeiros trabalhadores fazendo a limpeza de um matagal que tomou conta do lugar.

Prefeitura suspende licitações para ganhar tempo

O projeto de revitalização das praças, segundo divulgação da assessoria de comunicação da Prefeitura, abrange quase todas as praças da cidade. Todas com promessa de serem entregues ainda na atual gestão. Algumas das obras já foram inclusive entregues, conforme a assessoria, mas a maioria não foi nem iniciada.

No dia 3 de janeiro de 2024, o Diário Oficial eletrônico trouxe uma publicação suspendendo a licitação de pelo menos 10 obras de revitalização. As mesmas obras, depois de um mês estão tendo novo lançamento de edital. Com a manobra, a Prefeitura ganhou tempo. De acordo com o Plano de Metas, o programa de revitalização estrutural dos espaços públicos segue até o fim de 2024.

Entre as medidas suspensas, estão a pavimentação asfáltica em ruas de bairros como Gabiroba, Pedreira e Praia e de morros nas zonas rurais; as construções de uma UBS no Jardim das Oliveiras e de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA); reformas de praças, como Acrísio Alvarenga; e a ampliação do PSF do bairro Eldorado.