A Prefeitura de catas Altas promoveu neste mês de outubro capacitações voltadas para os diversos seguimentos envolvidos nas políticas públicas sociais.
Entre os participantes, representantes do Conselho Tutelar, da Polícia Militar e das Secretarias de Saúde e Educação; membros dos conselhos da Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente; gestores das secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Administração; integrantes da Controladoria Interna e da Assessoria Jurídica; e todos os servidores da secretaria de Desenvolvimento Social.
Durante as capacitações, cada grupo abordou uma temática específica de acordo com sua atuação, demandas ou atribuições exercidas.
O objetivo da atividade foi abrir discussões sobre a rede de garantia de direitos, Sistema Único de Assistência Social (Suas), participação social e importância dos conselhos municipais e articulação entre os seguimentos na busca de enfrentamento e soluções para problemas sociais.
“Ao final dessa maratona, fizemos uma avaliação positiva dos resultados alcançados, mediante a satisfação, envolvimento dos participantes e temas abordados. Algumas medidas para adequação dos trabalhos já estão sendo discutidas pela equipe da SMDS e já estamos articulando ações com outras secretarias em prol de melhorias para a população que necessita de intervenções sociais”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Elaine Adriana Rodrigues de Paula.
Elaine completa que “para os participantes, ficou claro que não se constrói cidadania com uma só política. É necessário o envolvimento e corresponsabilidade de todos”, destaca.
Entre os temas discutidos estão:
– a ampliação do conhecimento sobre políticas públicas,
– o entendimento da forma de acesso aos serviços sociais,
– o empoderamento dos conselheiros municipais, em relação a compreensão e apropriação do papel de conselheiros;
– o fortalecimento do trabalho integrado entre os setores;
– e o entendimento do papel de cada um na rede de proteção;
“Temos como meta de trabalho a profissionalização dos servidores e conselheiros para implementação de um trabalho consistente que, de fato, possa impactar na realidade social local. Os consultores que estiveram no município são pessoas com um currículo admirável e detentores de muita experiência e conhecimentos nas áreas e assuntos tratados”, afirma Elaine.
Ainda de acordo com a secretária, as discussões realizadas durante as capacitações mostraram que a atual Administração está no caminho certo. “Estamos agindo conforme a legislação vigente e buscando melhorias na área social”, finaliza.