A Prefeitura de Barão de Cocais, que vivencia uma severa crise financeira decorrente da paralisação da exploração mineral, está consolidando mecanismos e ações que unem eficiência, economia e criatividade. Nos últimos meses, o município se beneficiou de uma estratégia adotada pelo Secretário de Planejamento e Administração, Rafael Teixeira Soares Pereira (foto), que realizou uma licitação para o gerenciamento das contas da folha de pagamento dos servidores públicos municipais.
Segundo o secretário, o objetivo e motivação do projeto foi a obtenção de recursos com a consequente gestão eficaz da folha de pagamento, sem gerar transtorno ou prejuízos de qualquer natureza aos servidores.
Mesmo com a dificuldade em conseguir cotações para o prosseguimento da licitação, Rafael Pereira, que é professor e matemático, desenvolveu uma metodologia para calcular o valor real mínimo que o município deveria receber da instituição financeira vencedora do processo licitatório.
Em Barão de Cocais, o banco Itaú venceu a licitação e pagou R$ 632.000,00 (seiscentos e trinta e dois mil reais) ao Município para gerenciar os serviços.
“…o processo licitatório ocorreu com perfeição e legalidade, respeitando os princípios da Administração Pública. Além disso, é importante ressaltar que o dinheiro recebido pela cidade foi importantíssimo para enfrentar o atual momento de instabilidade financeira”, destaca Rafael
Com o contrato assinado, o Banco Itaú realizou o pagamento do valor em duas parcelas e deverá administrar e gerenciar, por 60 meses, as contas salário dos servidores municipais e ainda disponibilizar toda estrutura necessária para os funcionários da prefeitura, com facilidade na realização de eventuais mudanças nas contas, e até portabilidades, conforme interesse de cada servidor.
Em Minas Gerais, diversos municípios estão passando por dificuldades, sendo estas decorrentes de variação no cenário arrecadatório, ou ainda, pelo atraso no repasse de verbas por parte do Governo do Estado. A adoção de medidas similares às tomadas pelo Secretário Rafael Pereira podem ser a solução.
O prefeito de Barão de Cocais acredita que “…a ideia, e que o dinheiro chegaram em boa hora, tendo considerado importantíssima a destinação dos valores dentro do planejamento de 2018”, disse Décio Santos.