Prefeitos e empresários se reúnem em busca do asfaltamento do Piçarrão

Liderenças e representantes assinaram documento com registros sobre LMG-790, o qual foi encaminhado ao governador Romeu Zema

Cerca de 50 pessoas, entre prefeitos, vices, secretários, líderes sindicais e empresários, se reuniram na manhã de quinta-feira (4), no auditório da Fundação Francisco de Assis, em Santa Maria de Itabira, para apresentação de documento pelo asfaltamento do trecho de 36 quilômetros da LMG-790, conhecido como estrada do Piçarrão, entre Santa Maria e a BR-381, em Nova Era.

A pavimentação da estrada, palco de acidentes e de muitas reclamações de motoristas e moradores, foi tema de promessas políticas no passado e agora volta sob a batuta do prefeito da cidade anfitriã, Reinaldo das Dores Santos (Pros).

Ele defende que o asfaltamento promoverá desenvolvimento regional e ganho social para moradores, que reclamam de poeira em períodos de seca e barro em épocas de chuva.

Prefeito Reinaldo das Dores Santos espera sensibilizar o governo estadual

“A estrada tem uma topografia excelente, que une Santa Maria e todas as cidades adjacentes ao Vale do Aço, em um trecho curto. Por isso, acreditamos que é uma obra executável e essencial em níveis econômicos e sociais. Por este motivo, reunimos aqui lideranças e assinamos um documento público para sensibilizar o governador Romeu Zema para que a obra seja realidade”, disse Reinaldo das Dores.

Outros prefeitos participantes da reunião, como o de Passabém, Ronaldo Agapito de Sá (PR), também defendem a proposta. “É um projeto que impacta positivamente Passabém, São Sebastião, Ferros, Morro do Pilar e muitas outras em se tratando de acesso ao Vale do Aço, endereço comum, principalmente em se tratando de projetos envolvendo convênios com a Caixa Federal, que atende exclusivamente em Governador Valadares. Sabemos que o Estado está em dificuldade, mas este é o caminho, mostrar a importância desta obra para o desenvolvimento da região”, disse Ronaldo Sá.

Os prefeitos de Nova Era, Txai Silva Costa (Rede); o de São Domingos do Prata, Fernando Rolla (PSDB); de Antônio Dias, Benedito de Assis Dias (PSDB); de São Sebastião do Rio Preto, Sebastião Quintão de Almeida (PSD), além de secretários, vice-prefeitos e o deputado e ex-líder do Governo de Minas na Assembleia, Gustavo Valadares, também participaram do encontro. Alías, é no deputado que está sendo depositada a confiança de sensibilizar Romeu Zema para que o asfaltamento chegue ao Piçarrão. Em seu discurso, Gustavo Valadares fez questão de anunciar a assinatura do acordo entre a Vale e o Governo de Minas no valor de R$ 37,689 bilhões a título de reparações devido à tragédia em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019. E foi neste discurso que Gustavo Valadares indicou que o asfaltamento pode ser realidade graças ao bilionário acordo estadual, mas a verba tem endereço certo, sendo que 30% serão para reparos em Brumadinho e indenizações às vítimas e o restante, em obras na bacia do rio Piracicaba, em segurança hídrica na Grande BH, construção de Rodoanel e melhoria do metrô, investimentos em hospitais e para medidas emergenciais.