A reforma da escola Nico Andrade, no João XXIII, por exemplo, não será entregue neste ano
Apenas 8 das 27 reformas prometidas foram concluídas até agora. Marco
Antônio promete entregar restante nos próximos nove meses
25/03/2024 – No último dia 8, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) entregou a reforma da Escola Municipal Ester Pereira Guerra, no bairro Gabiroba. Com a inauguração, o prefeito tenta vencer o tempo e entregar outras ações registradas em seu Plano de Metas, lançado no último trimestre de 2021.
Construído desde o primeiro ano da atual gestão municipal, o plano reúne ao todo, 36 programas, 97 projetos e 169 metas associadas, com estimativa de realização em curto, médio e longo prazos, ao custo estimado de R$ 616 milhões.
O plano é dividido em cinco eixos. Entretanto, no momento, o prefeito está correndo contra o tempo para conseguir concluir pelo menos os projetos de curto prazo, como a reforma de escolas da rede municipal.
A Assessoria de Comunicação divulgou no site da Prefeitura que, no total, são 27 instituições municipais de ensino no planejamento de obras. O plano prevê ainda implementar reformas ou obras de conclusão em quatro Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) nos bairros: Barreiro, Boa Esperança, Fênix e Gabiroba.
Entre as instituições que receberam obras estão a Escola Municipal Filomena Jardim, localizada entre os bairros Amazonas e Clóvis Alvim. A reforma foi inaugurada no dia 6 de outubro de 2022.
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmeis) Prefeito Li, no bairro Fênix, foi outra unidade com reforma concluída no último dia 6.
A escola Filomena Jardim está incluída no primeiro lote, que contempla reformas em três escolas: Nico Andrade e Antonina Moreira. Ela foi contemplada com obras como construção de novo muro de arrimo nos fundos, quadra de esportes reformada, pintura da unidade, telhados refeitos, reformulação da fachada e a instalação, em 2022, de um elevador para pessoas com deficiência.
Com obras entregues também no início deste mês, a Escola Municipal Matilde Menezes, no bairro Conceição, passou por modernização e ampliação do espaço.
Os moradores do Gabiroba, logo no primeiro ano do governo, receberam também o Cmei Ivone Citti, iniciado pelo ex-prefeito Ronaldo Magalhães e inaugurado em agosto de 2021. Já a escola Nico Andrade, entretanto, aguarda a sua vez, mas sem data prevista de intervenção.
O prefeito Marco Antônio Lage também não conseguiu cumprir a promessa de concluir as obras do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), no Barreiro. A informação é de que todas ou a maior parte das escolas estão em obras, com previsão de serem concluídas antes do final da atual gestão.
- Prefeitura diz que vai entregar mais 18 ainda este ano
A Prefeitura informou que 8 unidades de ensino já foram entregues. Para 2024, o governo trabalha para fazer mais 18 entregas, entre novas unidades e reformas, com a conclusão de duas novas Cmeis e reforma de 16 unidades escolares.
A informação é de que já foram investidos mais de R$ 32 milhões em reformas e construções de novas unidades.
Matéria publicada na edição 806 do Folha Popular