Prazo para moradores de Barão de Cocais participarem da consulta pública é ampliado

População local poderá participar de consulta pública para escolha dos projetos que farão parte da construção do Plano de Compensação

O prazo para que moradores de Barão de Cocais possam participar da consulta pública e propor ações de melhorias para a cidade foi ampliado até o próximo domingo (31). O formulário está disponível no site vale.com/consultabaraodecocias e poderá ser acessado até o dia 24/5. A ação faz parte da consulta pública para o Plano de Compensação do município que será custeado pela Vale. Para participar, a pessoa precisa ter mais de 16 anos e residir na cidade.

A consulta contará com a participação do poder público, associações locais e comunidades. Inicialmente, a ação seria realizada por meio de reuniões presenciais, entre a Vale e os envolvidos. O primeiro encontro foi realizado presencialmente com os vereadores, no dia 11 de março, mas devido à pandemia do novo coronavírus, e com o objetivo de preservar a saúde de trabalhadores e da população, o projeto teve que ser redesenhado, com a consulta passando a ser feita por meio digital.

Como irá funcionar
A ação é voltada à comunidade, para que os moradores e Barão de Cocais contribuam, apontando as principais necessidades do município, considerando as demandas somadas às necessidades e potencialidades locais.

Finalizada a consulta, as propostas serão analisadas por um Comitê de Monitoramento Participativo, formado por representantes da sociedade civil, do poder público e da Vale, a partir de critérios técnicos.

O Plano de Compensação consolidado, com as ações finais definidas e validadas pelo Comitê, será apresentado à sociedade, nos canais oficiais da Vale.

Alguns investimentos da Vale já estão em andamento no município, atendendo às demandas locais, identificadas em estudos e solicitações recebidas do poder público e da comunidade.