O número de pessoas no mundo triplicou em 70 anos. Neste explicador visual, examinamos onde ocorreu o crescimento – e como ele mudará no futuro
A população mundial está projetada para chegar a 8 bilhões de pessoas neste mês de novembro – mais de três vezes maior do que era em 1950. Com base nas tendências atuais, a ONU estima que a população pode crescer para cerca de 8,5 bilhões em 2030, 9,7 bilhões em 2050 e 10,4 bilhões até o final do século.
Os maiores aumentos na população ocorreram no início da década de 1960, mas o ritmo de crescimento diminuiu à medida que os níveis de fertilidade diminuíram com a maior disponibilidade de contracepção e os países desenvolveram suas economias. O aumento dos níveis de educação, especialmente entre as meninas, e mais oportunidades de trabalho para as mulheres desempenharam papéis fundamentais.
Em média, as mulheres estão dando à luz duas vezes, em vez de cinco vezes como em 1950. Os números variam entre as regiões, no entanto. Na África Subsaariana, as mulheres dão à luz mais de quatro vezes e na região do Pacífico, ou Oceania (excluindo Austrália e Nova Zelândia), três vezes.
Parte da razão para o aumento da população é porque estamos vivendo mais. Em 2019, a expectativa de vida era em média de 72 anos – um aumento de nove anos desde 1990 – e deve chegar a 77 até 2050. A média caiu para 71 anos em 2021 por causa da pandemia de Covid. No entanto, nos países menos desenvolvidos, as pessoas vivem sete anos a menos do que a média devido aos altos níveis de mortalidade materna e infantil, conflitos e infecções por HIV.
A parcela da população global com 65 anos ou mais deverá aumentar de 10% para 16% em 2050.
Espera-se que o crescimento populacional nos países de alta renda nas próximas décadas seja em grande parte impulsionado pela migração.
China x Índia
Mais da metade da população mundial vive na Ásia – 29% no leste e sudeste da Ásia e 26% no centro e sul da Ásia.
No próximo ano, a Índia deverá ultrapassar a China como o país mais populoso do mundo. A ONU projeta que a Índia continuará a ver sua população crescer até 2050, enquanto a da China continuará a cair.
Onde ocorrerá o maior crescimento?
Oito países – República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Tanzânia – serão responsáveis por mais da metade do crescimento populacional até 2050 . Espera-se que a RDC e a Tanzânia vejam suas populações dobrarem nas próximas três décadas, enquanto a população da Índia deverá aumentar de cerca de 1,4 bilhão para 1,67 bilhão até 2050.
Metodologia
Os gráficos neste artigo usam dados populacionais da ONU.
Os números da população de 1950 a 2021 são estimativas da ONU a partir de 1º de janeiro de cada ano; os números que representam 2022-2100 usam a previsão populacional de variação média da ONU, também para 1º de janeiro.
Essa variante é o meio de múltiplos cenários de projeção e tem incerteza associada que aumenta ao longo do horizonte de projeção, pois reflete suposições sobre o curso futuro da fecundidade e mortalidade ao longo de várias gerações no futuro.
Os países e áreas são agrupados em oito regiões de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme definido pela Divisão de Estatística das Nações Unidas e usado para o Relatório de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
- The Guardian