População ignora simulado de segurança das barragens da Vale

Ao contrário das ruas, o simulado tirou das escolas na região das zonas de autossalvamento crianças, as quais foram levadas até o ponto de segurança. Alguns choravam com o treinamento, o que representa sucesso em um futuro próximo

23/04/2025 – Apesar da importância dos simulados de emergência em barragens de minério para alertar e preparar a população, mais uma vez, o treinamento foi negligenciado pela população. Nem mesmo os moradores que residem mais próximos das estruturas de mineração, em sua maioria, entenderam o chamado.

O treinamento foi realizado pela Defesa Civil Municipal com apoio da Vale com a ação direcionada à população que reside, trabalha ou transita na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Sistema Pontal.

O ponto de apoio montado pela Vale na rua Antônio Germano Barbosa (foto), bairro Bela Vista (Sistema Pontal), trabalhava com uma expectativa de 350 pessoas. Foram registradas entre 5 a 7. Alguns moradores mais próximos chegaram a sair na porta de suas casas, mas não chegaram até o ponto.

Apesar da expectativa oficial, a baixa adesão não surpreendeu os funcionários da empresa que atenderam no posto. “A população é convidada, mas as pessoas que comparecem são poucas e sempre as mesmas”, informaram.

O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e o objetivo da atividade é orientar os moradores e pessoas que transitam pela Zona de Autossalvamento destas barragens sobre como proceder em caso de emergência com barragem de mineração.

Em nota, a mineradora disse que o objetivo é reforçar a prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência.

O exercício teve início às 15h com o acionamento das sirenes do sistema de emergência para toda comunidade da ZAS ouvir. O anúncio foi repetido durante 40 minutos para depois a Vale agradecer a participação reforçando o objetivo do treinamento.