Pontos turísticos de Itabira terão acesso controlado no feriadão

A Prefeitura Municipal de Itabira decidiu endurecer a fiscalização e restrições aos principais pontos turísticos, naturais e pontos de possíveis aglomerações da cidade no próximo feriadão, que ocorre de 9 de outubro (Aniversário da Cidade) a 12 de outubro (Dia da Padroeira do Brasil). A medida é uma resposta voltada à preservação da vida frente à covid-19 – pandemia que se espalhou pelo mundo em março e que continua inspirando e exigindo muitos cuidados.

Apesar das frequentes campanhas de conscientização e massiva divulgação das restrições necessárias para redução do contágio pelo coronavírus, a recente flexibilização e reabertura do comércio têm mostrado que parte da população está descumprindo orientações e normas; hábito que se traduz em risco à saúde pública. Além disso, este comportamento já se reflete nos números do monitoramento diário que a Secretaria Municipal de Saúde promove.

E, desde o último dia 3 de setembro, a curva de contágio entre os itabiranos se acentuou. Ou seja, houve descumprimento de medidas de prevenção como a lavagem frequente das mãos, uso de álcool em gel e máscara, associados a mais situações de aglomerações e até realização de eventos clandestinos precisaram ser coibidos pela Polícia Militar.

A data coincide com a decisão do Governo de Minas Gerais que reconheceu que os indicadores em Itabira estavam controlados. Graças às medidas de ampliação de leitos nos nossos hospitais e um rigoroso monitoramento e isolamento dos casos suspeitos e confirmados, o Estado classificou o Município e a microrregião como estando na onda verde de seu programa de retomada da economia, o Minas Consciente.

Mas, agora, frente a este aumento nos casos, e para evitar que Itabira enfrente uma situação calamitosa nas próximas semanas, é que o Município adotará medidas restritivas durante o feriadão. “A ideia é fazer um esquema que a gente impeça o uso dos principais espaços públicos em Itabira para desinteressar que as pessoas saiam de casa e se aglomerem”, explica a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares, em entrevista dada em conjunto do secretário de Desenvolvimento Urbano, Robson de Souza.

Por outro lado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, o Município promove ações na área de entretenimento. Com transmissão ao vivo, haverá a Roda Cultural – Itabira 172 anos, em 9 de outubro às 20h. No dia seguinte (10), terá ainda a Live Moda de Viola – também às 20h. Ambas as lives serão transmitidas pelo canal de Youtube da Prefeitura Municipal de Itabira.

E, de 9 a 12 de outubro, as equipes das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Urbano (SMDU) farão barreiras sanitárias em Senhora do Carmo, Ipoema, Boa Vista e Serra dos Alves. Assim, o acesso a cachoeiras e parques por carros, como vans, kombis e microônibus, estará sujeito a controle e restrições.

Mas tudo isso com o objetivo de combater a propagação do novo coronavírus, tudo isso em respeito à vida dos itabiranos. Praças e Museus da cidade também serão fechados e todas as ações terão apoio de Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), fiscais de Postura, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.

Como funciona – Desta vez a barreira será restritiva e não permitirá a entrada de visitantes. Nas últimas barreiras as autoridades fizeram conscientização e aferição do estado de saúde, ninguém apresentou febre ou outros sintomas gripais. Dos veículos abordados cerca de 45% vieram de outras cidades, 35% eram moradores de locais ou comunidades rurais próximas, e 20% eram da área urbana de Itabira.

PROGAMAÇÃO ONLINE

Como alternativa a opções de lazer e em comemoração ao aniversário de Itabira, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo promove lives com atrações e artistas locais. No dia 9, durante a transmissão da Roda Cultural – Itabira 172 anos – terá o acendimento do Fogo Simbólico da Pátria. Apresentações de Perecolândia, bandas Katumbi e Sambez.

O evento é duplamente importante porque Monumento ao Fogo Simbólico da Pátria que foi idealizado pelo prefeito Daniel Daniel Jardim de Grisolia para receber o Fogo Simólico da Pátria em 16 setembro de 1969 e foi revitalizado em 2020. Agora, o monumento voltará à tradição da cidade na comemoração ao aniversário de Itabira e aos 300 anos de Minas Gerais, com a chama simbólica que vem de Caeté.

No dia seguinte (10), terá a Live Moda de Viola – também às 20h00 – com transmissão feita a partir do Museu do Tropeiro, em Ipoema. Na programação, manifestações culturais Clever Paulo e Banda e de Rondinele Viola e Glauciano. Ambas as lives serão transmitidas pelo canal de Youtube da Prefeitura Municipal de Itabira (https://www.youtube.com/channel/UCDwGtRkNipr7h_r0bKSIuyw). A programação completa será divulgada nos próximos dias.