Na noite dessa quinta-feira, 7, os 9 vereadores mirins e os 9 suplentes foram diplomados na Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo para o Projeto Câmara Mirim. Os jovens, do 6º ao 9º ano, foram eleitos após votação nas Escolas Desembargador Moreira dos Santos e Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra).
Ao todo, nas 2 escolas, 65 alunos se candidataram às vagas. Cerca de 600 estudantes votaram e escolheram os 9 vereadores mirins. São eles: Thais Monteiro Pena; Ronilda Vitória dos Santos Silva; João Victor dos Santos Souza; Pedro Henrique dos Santos Pantaleão; Luis Felipe Correa Duarte; Giovana Malta Fonseca; Yasmin Vitória Aparecida de Souza; Jonathan Vinicius Raymundo e Maria Eduarda Monteiro da Cruz.
Durante a primeira reunião solene dos vereadores mirins foi realizada a eleição para a mesa diretora. Duas chapas foram formadas, sendo Chapa 1 formada pelos estudantes Giovana Malta Fonseca, Yasmim Vitória Aparecida de Souza e Jonathan Vinícius Raymundo para os cargos de Presidente, vice presidente e secretários respectivamente e Chapa 2 pelos alunos Pedro Henrique dos Santos, Ronilda Vitória dos Santos Silva e João Victor dos Santos Souza.
Após votação e por 5 votos a 4, a chapa 1 foi a vencedora.
Em discurso, a presidente mirim Giovana Malta agradeceu a oportunidade e falou da expectativa pelo projeto. “Estamos muito satisfeitos em fazer parte do projeto Câmara Mirim 2019. Nós, alunos do Cesgra e Desembargador, estamos ansiosos para aprender sobre os trabalhos do legislativo e para que juntos possamos contribuir para o crescimento da nossa cidade. Quero parabenizar o presidente Flávio Silva de Oliveira e os demais vereadores por apoiar este projeto aqui no município”, falou.
Vereadores mirins ao lado de vereadores de São Gonçalo
Os vereadores Felipe Silveira da Cunha, Renata Maria Guzzo Fonseca, Maria de Lourdes Guedes Barros e Marcos Antônio Bicalho fizeram o uso da palavra e parabenizaram os vereadores mirins diplomados além de destacarem a importância da participação dos jovens na política.
O presidente da casa Flávio Silva de Oliveira (Flavinho Terra Branca) também parabenizou os estudantes. Ele ressaltou a importância de todos no incentivo para que o projeto aconteça. “Faço aqui um convite a todos os pais, amigos e familiares dos vereadores mirins e toda a comunidade de São Gonçalo para apoiar, incentivar e participar do projeto contribuindo com sugestões. Estas crianças são o futuro de São Gonçalo, e devemos apostar nelas e incentivá-las ao estudo e ao interesse pela política”, disse.
O projeto Câmara Mirim será desenvolvido durante todo o ano. Os vereadores terão encontros para conhecer o funcionamento da câmara, aprender sobre a formulação de projetos e requerimentos, além de reuniões ordinárias para a discussão e votação de projetos elaborados por eles.
Além dos 9 vereadores mirins eleitos, foram diplomados 9 suplentes que assumem em caso de desistência de um dos parlamentares. Os suplentes são: Gabriel Assunção Gonçalves de Souza; Tamiris Fernanda Ribeiro Morais; Matheus Eduardo Antunes da Silva; Jackson Júnior dos Santos Martins; Ana Laura Pereira de Alvarenga; Isabele Caroline dos Santos Souza; Joyce Giovanna de Assis Marques; Sabriny Lorrany Dias dos Santos e Sara Gabriele Santos