Vereadores de Itabira vão para Brasília participar de Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais

A expectativa é de que os representantes municipais aproveitem a mobilização para pleitear recursos junto ao Governo Federal

24/04/2025 – Oito dos 17 vereadores de Itabira viajaram nesta terça-feira (22), para a XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, que ocorre em Brasília no período de 22 a 25 de abril de 2025. Um dos maiores eventos municipalistas, o encontro é promovido anualmente pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) com o objetivo de fortalecer a atuação dos poderes Legislativo e Executivo municipais. Os parlamentares viajaram após a sessão ordinária da Câmara.

A participação dos parlamentares no evento nacional custará aos cofres públicos um total de R$ 7.600 em diárias, conforme informações publicadas na edição do Diário Oficial do Município no site da Prefeitura.

De acordo com o processo publicado, confirmaram participação no evento os vereadores Bernardo de Souza Rosa (PSB), Cidinei Camilo Rabelo “Didi Caldo de Cana” (PL), Elias dos Reis de Lima (Solidariedade), Heraldo Noronha Rodrigues (PRB), Jordana Madeira Dias (PDT), Marcos Antônio Ferreira da Silva “Marquinho da Saúde” (Solidariedade), Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB) e Ronaldo Meireles de Sena “Capoeira” (PRD).

Criada para chamar a atenção de Brasília para a importância do Legislativo municipal e a importância do municipalismo, além dos vereadores, a Marcha envolve diretores, assessores, procuradores, funcionários e prestadores de serviço das câmaras municipais, bem como prefeitos, vice-prefeitos, assessores e secretários municipais.

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) também deverá marcar presença no evento ou enviar representantes do Executivo.

Segundo nota publicada na internet pela UVB, a programação inclui debates sobre políticas públicas, financiamento, legislação e os desafios enfrentados pelas administrações locais em todo o país.

A expectativa é de que os representantes municipais aproveitem a mobilização para pleitear recursos junto ao Governo Federal para serviços essenciais no município, como saúde, educação e outros.