Vereador Jair Lage pede calçamento de morro na comunidade rural de São Pedro

“Devido a estrada ruim, as atividades dos granjeiros estão em risco”, diz Jair Lage

Os vereadores da Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira aprovaram indicação proposta pelo vereador Jair Lino de Carvalho Lage (PPS) que pede ao prefeito o calçamento dos morros de acesso à comunidade rural de São Pedro, próximo à fazenda do Custódio e perto do antigo sítio de Itaécio. A matéria foi discutida e votada na sessão ordinária do Legislativo de segunda-feira (27), e segue agora para análise do poder Executivo.

Com a proposta, o vereador disse que atende a solicitação de empresários, fazendeiros, trabalhadores e das comunidades locais.

Em justificativa anexada ao projeto, Jair Lage explica que na comunidade existem três granjas. De acordo com ele, o segmento é atualmente responsável pela principal geração de empregos na região. Entretanto, a estrada se encontra em condições precárias e inviabilizando a manutenção dos empreendimentos. Veículos pesados não conseguem transitar na via, o que está colocando em risco não apenas o funcionamento dessas granjas, bem como dos empregos gerados. “As atividades dos granjeiros estão em risco devido à dificuldade de conseguir fretistas e pelo difícil acesso, aumentando o custo de produção”, escreveu o vereador.

A precariedade das estradas é também uma ameaça para a educação. Além da impossibilidade de acesso por veículos pesados de carga, o trânsito de ônibus escolares, que já enfrenta extrema dificuldade no período de estiagem, se torna impossível no período chuvoso. As crianças, adolescentes e jovens são os mais prejudicados. Jair Lage afirma, porém, que todos os moradores sofrem com o problema. No entendimento dele, a situação viola os direitos de ir e vir.