Uma eleição como nenhuma outra chega ao fim

No Centro de Itabira, pessoas contratadas pelos candidatos se escondem do sol

Neste domingo (15), milhares de eleitores vão às urnas para votar em seus candidatos a vereador e prefeito para o quadriênio (2021/2024).
A data encerra uma campanha eleitoral como nenhuma outra, em meio a pandemia do novo coronavírus, que ceifou milhares de vidas, custou milhões de empregos e mudou a vida diária e a própria eleição, que neste ano passou do dia 4 de outubro para o dia 15 de novembro.

A preocupação no dia do voto está relacionada também com a aglomeração de pessoas, realidade que deverá ser amenizada com aplicação do protocolo da Covid-19, com a higienização das mãos com álcool em gel, uso de máscara e distanciamento em filas.
Para isso, os cartórios eleitorais estão concluindo força-tarefa para implantar as mudanças que vão de marcações de espaços, fiscalização e cobrança no cumprimento das regras.

Dia do voto

Neste ano, em razão da Covid-19, o horário de votação será das 7h às 17h. Ressalta-se que a ampliação do horário busca priorizar, até as 10h, atendimento às pessoas acima de 60 anos.

Últimos dias de campanha

Em Itabira, maior cidade da microrregião, com cerca de 120 mil habitantes e pouco mais de 90 mil eleitores, os seis candidatos a prefeito Alexandre Martins da Costa “Banana”, Cléverson Buim, Jânio Nunes, Marcos Couto “Marcinho da Loteria”, Marco Antônio Lage e o atual, Ronaldo Magalhães, terão que encerrar a campanha no dia 14, até às 22h, horário limite para distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, com auxílio de carro ou minitrio conforme TRE. Estas regras valem para todos os candidatos, inclusive a vereador.

Entre os prefeitáveis de Itabira, Marco Antônio Lage segue em campanha mesmo após ter seu registro negado pela Justiça Eleitoral no dia 3 de novembro, isso devido a recurso ajuizado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Por este motivo, seu nome aparecerá normalmente na urna de votação. Os candidatos Cleverson Buim e Jânio Nunes tiveram seus pedidos indeferidos pela Justiça e também apresentaram recursos e concorrem normalmente até avaliação do mérito.

Veja três propostas destaques dos candidatos a prefeito em Itabira

A pouco menos de três dias para as eleições municipais, que ocorrem neste domingo (15), o Folha Popular selecionou entre as dezenas de propostas no plano de governo dos candidatos a prefeito em Itabira, publicadas no site da Justiça Eleitoral, três promessas que, se eleitos forem, podem ser cumpridas.

  • BANANA
    O petista Alexandre de Faria Martins da Costa “Banana”, destaca em suas propostas a criação do bolsa família municipal, reerguer o Valério e transformar o Carlos Chagas em hospital regional.
  • CLEVERSON
    O republicano Cleverson Lobo Buim se mostra mais agudo ao registrar que, se eleito for, irá combater cartéis, a exemplo os que esteja acontecendo com postos de gasolina, mesmo que isso signifique risco de morte, mudará a Estação Rodoviário da Água Santa para o final do bairro Praia e construirá autódromo e pista de skate profissional.
  • JÂNIO
    O candidato Jânio Nunes Martins (Psol), promete criar, em Belo Horizonte, uma casa de apoio em saúde para acolher e auxiliar pacientes, implantará sinal de internet sem fio (Wifi) nas escolas, com acesso para toda a comunidade escolar, e diminuirá em 30% os salários de prefeito, vice, secretários e gerentes setoriais. A economia será aplicada na saúde, promete.
  • MARCINHO
    Márcio Lúcio Moreira Couto “Marcinho da Loteria” (Avante), garante que, se eleito, vai recuperar o título de cidade educadora, garantir que 96% dos alunos da rede municipal concluam o ensino médio aos 16 anos e que vai reduzir em 70% os índices de violência, furto e roubo.
  • MARCO
    O jornalista Marco Antônio Lage (PSB), entre suas propostas, registrou que vai melhorar a saúde primária e criar unidades regionais de saúde para aliviar o Pronto-Socorro Municipal, vai cobrar dívida da Vale e preparar Itabira para receber investimentos externos para efetivar o projeto de diversificação econômica. Ele promete ainda reduzir o custo da máquina pública com um governo honesto e gestão sem corrupção.
  • RONALDO
    O atual prefeito, Ronaldo Lage Magalhães (PTB), se reeleito, promete consolidar a retirada da linha férrea do vila Amélia, e bairros Pará e Areão; irá construir o heliporto e o aeroporto municipal para atendimento à logística e à sustentabilidade do Parque Científico e Tecnológico e que vai trazer o curso de medicina para a Unifei de Itabira.
    As propostas citadas, entre tantas outras, podem ser conferidas no site “divulgacandco ntas.tse. jus.br”.
  • MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO 721 (12/11/20) DO FOLHA POPULAR